Em primeiro plano, o novo coronavírus, denominado pelos pesquisadores por "covid-19", veio com tudo no final de 2019. Após, até os dias de hoje, a pandemia covid-19 gerou 1.510.313 milhões de mortes no mundo e mais de 174 mil mortes no Brasil, um número preocupante. Logo, é de extrema necessidade conhecer os sintomas do vírus como tosse seca, dor de garganta, dor no corpo, coriza, fadiga, febre, diarréia, perda de paladar e em casos graves a falta de ar, assim, esses sintomas são muito parecidos com uma gripe comum e por isso deve-se ter cuidado redobrado.
Além disso, originado na China, o covid-19 tem como portador o morcego, um vírus já existente mas que sofreu uma mutação e assim originalizando o novo coronavírus. Assim, não se sabe ao certo em qual cidade teve os primeiros casos, mas que é transmitido por contato direto e indireto, através de tosses, espirros, locais contaminados e objetos contaminados. Dessa maneira, em Março de 2020, foi declarado a quarentena no Brasil, tendo como objetivo principal o distanciamento social, outras formas de prevenção são: lavar as mãos corretamente, usar máscara, manter o distanciamento e não passar as mãos na região dos olhos, boca e nariz.
Infere-se, portanto, que o mundo ainda está sofrendo a pandemia covid-19, mas é necessário que todos obedeçam o distanciamento social, como também, o governo deve investir em instituições que estão fazendo as vacinas, visando sempre as recomendações do Ministério da Saúde. Desse modo, empresas que desobedecerem as regras, devem ser fechadas, como também, a vigilância sanitária deve certificar se todas as empresas estão corretamente higienizadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada