Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#41858
No filme “O menino que descobriu o vento”, 2019, retrata a jornada de um jovem que descobre um jeito científico de reverter uma situação de calamidade pública na região em qual morava. Com isso, utilizando a ciência na agricultura, o garoto descobre o poder do vento no fornecimento de energia e consegue restituir sua comunidade. Comparando com o contexto atual, o conhecimento científico contribuiu para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas. Atualmente, serviu de grande ajuda na questão pandêmica atual do coronavírus e no desenvolvimento dos meios tecnológicos. Logo, cabe analisar sua grande importância, tanto no campo da saúde quanto no desenvolvimento da tecnologia.

Em primazia, a conhecimento empírico vem sendo um grande aliado da medicina. Pode-se observar que, a descoberta do genoma do vírus "SAR-coV-2" pela cientista brasileira pós- doutoranda da USP, Jaqueline Goes de Jesus, representou um grande marco na luta pela vacina e pelos preventivos contra ao vírus. Por meio disso, entende-se o quanto o saber técnico e o conhecimento comprovado, assim como o desenvolvimento da biotecnologia,da biomedicina e da engenharia genética, colabora para a busca de tratamentos de saúde eficaz, na busca de vacinas e soros como o intuito de curar diversas doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso, vale salientar a importância desse meio de estudo valioso para a permanência da vida humana na terra. Portanto, entende-se o valor da ciências biológicas como meio de busca do bem-estar humano.

Ademais, convém lembra que a racionalidade científica também colabora para o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, com o desenvolvimento da Revolução Industrial até a presença da atual Indústria 4.0, o avanço tecnológico se mostrou a base da sociedade, seja dentro das relações interpessoais com as redes sociais seja no dia a dia com o transporte e a comunicação, sendo assim, fruto da ciência da computação e do conhecimento comprovado reflete a importância desse meio na sociedade e no seu avanço. Segundo essa reflexão, entende-se o quanto a ciência participa de forma bem abrangente no corpo social favorecendo para suprir suas necessidades mais importante, sendo elas o diálogo, o deslocamento e a obtenção de conhecimento. Em suma, é válido analisar a notoriedade da aprendizagem no desenvolvimento e inovação.

Em virtude dos fatores mencionados, nota-se a necessidade de uma solução para reforçar o valor da ciência na sociedade. Em vista disso, cabe às escolas privadas e públicas mostrar a relevância da ciência à seus alunos por meio de cursos, palestras e realizarem a criação de projetos e feiras de ciências a partir de conteúdos da matéria de biologia já presente na grade curricular de cada turma, ensinando de forma mas criativa e significativa os assuntos da disciplina, com a finalidade de tornar cidadãos consciente da importância do saber científico. Com isso, se fomenta um mundo mais desenvolvido e perspicaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#41879
☆Parabéns Pela Primeiro Parágrafo De Desenvolvimento Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes E Bem Casadas!!!

☆Não Teve Clichês!!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Todos Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!!Êxito Nesta Súbita Missão!!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada ,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!!Esse Filme É Interessante Demais!!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios De Comparação Adicionalmente Adição Ou Soma!!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplos:Cujo,Cujo,Por Qual!!!


☆Atenção,Candidato(a)Aprenda A Aprimorar Os Conectivos De Adição Mais Também Comparação,Certo!!!Para Dar Um Plus!!😉


Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖
#41980
Olá, @GlendaMorais. Irei ressaltar algumas coisas percebidas por mim.
CORREÇÃO
DESNECESSÁRIO
No filme “O Menino que Descobriu o Vento(1)”, de 2019, retrata a jornada de um jovem que descobre um jeito(2) científico de reverter a(3) situação de calamidade pública na região em qual morava. Com isso, utilizando a ciência na agricultura, o garoto descobre o poder do vento no fornecimento de energia e consegue restituir sua comunidade. Comparando com o contexto atual, o conhecimento científico contribuiu para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas. Atualmente, serviu de grande ajuda na questão pandêmica atual do coronavírus e no desenvolvimento dos meios tecnológicos. Logo, cabe analisar sua grande importância, tanto no campo da saúde quanto no desenvolvimento da tecnologia.

Em primazia, o(4) conhecimento empírico vem sendo um grande aliado da medicina. Pode-se observar que(,) a descoberta do genoma(5) do vírus "Sars-CoV-2" pela cientista brasileira pós- doutoranda da USP, Jaqueline Goes de Jesus, representou um grande marco na luta pela vacina e pelas prevenções contra o(6) vírus. Por meio disso, entende-se o quanto o saber técnico e o conhecimento comprovado, assim como o desenvolvimento da biotecnologia, da biomedicina e da engenharia genética(,) colabora para a busca de tratamentos de saúde eficazes, na busca de vacinas e soros como o intuito de curar diversas doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso, vale salientar a importância desse meio de estudo valioso para a permanência da vida humana na terra. Portanto, entende-se o valor da ciências biológicas como meio de busca do bem-estar humano.

Ademais, convém lembra que a racionalidade científica também colabora para o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, com o desenvolvimento da Revolução Industrial até a presença da atual Indústria 4.0, o avanço tecnológico se mostrou a base da sociedade, seja dentro das relações interpessoais com as redes sociais, (7)seja no dia a dia com o transporte e a comunicação, sendo assim, fruto da ciência da computação e do conhecimento comprovado reflete a importância desse meio na sociedade e no seu avanço. Segundo essa reflexão, entende-se o quanto a ciência participa de forma bem abrangente no corpo social favorecendo para suprir(8) suas necessidades mais importante, sendo elas o diálogo, o deslocamento e a obtenção de conhecimento. Em suma, é válido analisar a notoriedade da aprendizagem no desenvolvimento e inovação.

Em virtude dos fatores mencionados, nota-se a necessidade de uma solução para reforçar o valor da ciência na sociedade. Em vista disso, cabe às escolas privadas e públicas mostrarem a relevância da ciência à(9) seus alunos por meio de cursos, palestras e realizarem a criação de projetos e feiras de ciências a partir de conteúdos da matéria de biologia já presente na grade curricular de cada turma, ensinando de forma mas criativa e significativa os assuntos da disciplina, com a finalidade de tornar cidadãos conscientes da importância do saber científico. Com isso, fomentara-se um mundo mais desenvolvido e perspicaz.

Observações:

(1)-Esses títulos de filmes ou livros devem ser escritos com todas as letras em maiúsculo, exceto artigos, pronomes e preposições.
(2)-A palavra "jeito" tende ao coloquialismo. Aconselho que utilize "maneira", "forma" ou outros.
(3)-Esse período principalmente foi utilizado bastante o artigo "um". Evite essas repetições, principalmente em um período como já citei.
(4)-"conhecimento" é uma palavra no masculino.
(5)-Não é errado fazer isso, mas o principal propósito da redação é apresentar a sua ideia. Demonstrar conhecimento aprofundado sobre Citologia não vai te fazer ganhar mais pontos. Deixo claro que não é errado, porém essas linhas somadas poderiam fornecer espaço para desenvolver coisas mais produtivas.
(6)-Quem é contra é contra ALGUÉM ou ALGO. Dessa forma, a preposição "a" está incorreta.
(7)-Essas repetições do seja é um recurso literário e devem ser antecedidas de vírgula. Ressalto também que não pode usar recurso literário em dissertações.
(8)-Favorecendo para suprir? Não entendi essa relação de palavras.
(9)-Quando o "a" é sucedido de um pronome, é de quase certeza que não é craseado.

Bom, é isso. Espero ter ajudado em algo. Deixo claro que não sou corretor e posso ter me equivocado em algo.
Até uma outra hora. :D
#42011
GlendaMorais escreveu:@Geralcinoj Obrigado pela correção e pelos apontamentos! Irei melhorar nos aspectos mencionados. Acreditos que os"a" inadequadamente foi erro de digitação. Porém, gostaria uqe me explicasse sobre os recursos literários! Não tenho conhecimento sobre isso!
No mais, muito obrigada!
Olha, @GlendaMorais . É bastante simples. Ele é utilizado somente em textos de literatura, não em dissertações que é um texto formal. Eu falei isso porque nunca vi o que você utilizou em textos formais, só em prosa mesmo. Pergunte a Jaklyni que pode te responder de certeza se é ou não.
#42031
Sobre a observação (9), eu estava revisando alguns assuntos e vi que o uso de crase nos pronomes possessivos é facultativo. Perdão pelo meu equívoco. :cry:
#42046
GlendaMorais escreveu:@Geralcinoj Muito obrigado pela ajuda! Se puder, pontua esse redação por favor! Sou sempre grata pela sua ajuda viu! Pedirei a Jakhyin para me ajudar nos recursos literários! ;)
De nada, @GlendaMorais . Sobre os recursos literários, o mais importante é evitá-los na sua redação, porque o proposto pelo Enem é um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, é preciso utilizar do português formal. O recurso literário mais conhecido são as figuras de linguagem , que devem ser evitadas. Deixo claro. Que bom que pude ajudar, porém não posso pontuar a sua redação pelo motivo de não ter analisado as outras competências de seu texto. Somente observei a primeira competência. Desculpa.
#42074
Oi, @GlendaMorais! Vou fazer as considerações no texto e posteriormente responderei ao questionamento do @Geralcinoj...

Introdução
No filme “O menino que descobriu o vento” [1], 2019, retrata a jornada de um jovem que descobre um jeito científico de reverter uma situação de calamidade pública na região em qual [2] morava. Com isso, utilizando a ciência na agricultura, o garoto descobre o poder do vento no fornecimento de energia e consegue restituir sua comunidade. Comparando com o contexto atual, o conhecimento científico contribuiu para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas. Atualmente, serviu de grande ajuda na questão pandêmica atual do coronavírus e no desenvolvimento dos meios tecnológicos. Logo, cabe analisar sua grande importância, tanto no campo da saúde quanto no desenvolvimento da tecnologia.

[1] Em se tratando de título, o que vale são as regras da Associação Brasileira de Norma Técnica (ABNT). Os títulos devem ser escritos em letra maiúscula apenas a inicial e nomes próprios. Talvez não tenham tanta familiaridade com a ABNT, porém irão recorrer a essas normas na universidade. Vale também para o título da sua redação, caso opte por usá-lo.
Vou deixar meus títulos preferidos:
"As meninas", de Lygia Fagundes Telles
"A hora da estrela", de Clarice Lispecto
Esse autor é digno de sua licença poética:
"Grande sertão: veredas", de João Guimarães Rosa
[2] Opte por "em que" ou "na qual".
[/color]
Comentário: Sua introdução está perfeita, você apropria-se do contexto social do livro como repertório.


Desenvolvimento 2
Em primazia, o conhecimento empírico vem sendo um grande aliado da medicina. Pode-se observar que, [3] a descoberta do genoma do vírus "SAR-coV-2" pela cientista brasileira pós- doutoranda da USP, Jaqueline Goes de Jesus, representou um grande marco na luta pela vacina e pelos preventivos contra o vírus. Por meio disso, entende-se o quanto o saber técnico e o conhecimento comprovado, assim como o desenvolvimento da biotecnologia, da biomedicina e da engenharia genética colabora para a busca de tratamentos de saúde eficaz, na busca de vacinas e soros como o intuito de curar diversas doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso, vale salientar a importância desse meio de estudo valioso para a permanência da vida humana na terra. Portanto, entende-se o valor da ciências biológicas como meio de busca do bem-estar humano.

[3] Não é recomendado o uso de vírgula em orações subordinadas substantivas subjetivas, pois "que a descoberta" tem função de sujeito da oração principal "Pode-se observar".
Comentário: Ressalto a atenção para as recomendações do @Geralcinoj. Você elaborou um desenvolvimento bastante rico.


Desenvolvimento 2
Ademais, convém lembra que a racionalidade científica também colabora para o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, com o desenvolvimento da Revolução Industrial até a presença da atual Indústria 4.0, o avanço tecnológico se mostrou a base da sociedade, seja dentro das relações interpessoais com as redes sociais, [4] seja no dia a dia com o transporte e a comunicação, sendo assim, fruto da ciência da computação e do conhecimento comprovado reflete a importância desse meio na sociedade e no seu avanço. Segundo essa reflexão, entende-se o quanto a ciência participa de forma bem abrangente no corpo social, favorecendo para suprir [5]suas necessidades mais importante, sendo elas o diálogo, o deslocamento e a obtenção de conhecimento. Em suma, é válido analisar a notoriedade da aprendizagem no desenvolvimento e inovação.

[4] Concordo plenamente com o @Geralcinoj! As vírgulas são necessárias para separar duas conjunções coordenadas alternativas. Quando você faz o uso de uma ideia que expressa alternância, é necessário separá-las por vírgula. Dessa forma, a Glenda utiliza recursos da gramática normativa para exemplificar a alternância do complemento verbal. Todas as vezes que utilizar expressões como "ora ... ora", "quer... quer" e "seja.. seja", é necessário a repetição desse termo e o uso das vírgulas!!
Comentário: Neste caso, não houve a utilização de um recurso literário ou uma figura de linguagem! Geralmente as figuras de linguagem nos permitem suprir alguns elementos oracionais, que são obrigatórios na norma culta da língua, como o zeugma e a elipse; ou repeti-los, como a anáfora.
Os renomados literários que têm licença poética, nós não! Então, recomendo o conhecimento da norma padrão da língua.

[5] Escolha um verbo.


Conclusão
Em virtude dos fatores mencionados, nota-se a necessidade de uma solução para reforçar o valor da ciência na sociedade. Em vista disso, cabe às escolas privadas e públicas (Agente) mostrarem a relevância da ciência à seus alunos por meio de cursos, palestras (Ação) e realizarem a criação de projetos (Ação) e feiras de ciências a partir de conteúdos da matéria de biologia já presente na grade curricular de cada turma, ensinando de forma mas criativa e significativa os assuntos da disciplina (Detalhamento), com a finalidade de tornar cidadãos consciente da importância do saber científico (Efeito/Finalidade). Com isso, se fomenta um mundo mais desenvolvido e perspicaz.

Comentário: Essa foi a sua redação mais elaborada que já li. Utilizou um repertório válido, legitimo e pertinente!! Demonstrou grande intimidade com o tema!! A redação está bem produtiva!!!

Peço desculpas pelo "textão", mas preciso escrever só mais um pouco... @Geralcinoj, sua percepção de gramática é muito boa!! Você não precisa saber classificar orações para saber usá-las, só precisa saber a função semântica, e isso você compreende muito bem! Não aprendi gramática na universidade, quando você entra, pressupõe-se que você já saiba! Quem não sabe, tem que se virar! Por isso, admiro muitos que estão aqui, inclusive você, pois se dispõe a ensinar o que sabe! E mesmo não sabendo, vai atrás!! O que vejo é humildade! Simples assim...

A Constituição Federal de 1988, gara[…]

Ashiley Geralcinoj GlendaMorais oii!! vo[…]

GlendaMorais dudaramos1 Ashiley Nicole18 […]

Sua nota ficou 700! Espero ter ajudado :D :D

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM