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Por AnapaulayAA
#49597
Segundo a cientista polonesa do século XIX Marie Cure "Na vida não existe nada a temer, mas a entender", isso nos permite refletir sobre o consumo consciente no Brasil. No entanto, é notório que a falta de conhecimento da sociedade sobre tal tema e como isso gera conseqüências em nosso mundo atualmente. Nesse sentido, é relevante analisarmos os elementos causadores dessa problemática.
Partindo desse pressuposto, é indubitável que o consumo consciente está diretamente relacionado a questões históricas. De acordo com Nelson Mandela "A educação é a arma mais poderosa em que você pode usar para mudar o mundo". Desde o advento da Terceira Revolução Industrial no século XX, o toyotismo buscou reduzir o tempo de duração dos produtos também chamado de obsolescência programada, desde então, formou-se uma sociedade consumidora que por falta de informação não reconhece o consumo inconsciente de produtos o que gera cada vez mais lixo e quando descartados podem demorar séculos para se decompor.
Outrossim, destaca-se as estratégias de marketing em nossos dias. De acordo com Stephen Hawking "A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta". A sustentabilidade atrai um número maior de consumidores para empresas que se preocupam com o meio ambiente, sendo assim, mesmo ao utilizar práticas e recursos mais baratos que prejudicam o planeta, tais instituições alegam ser sustentáveis, conhecido como: Greenwashing. Nesse contexto, é inaceitável que o governo ignore este assunto.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o consumo insustentável dos cidadãos. Destarte, com o intuito de mitigar os impactos ambientais nocivos da atividade humana, é necessário que o Ministério da Educação elabore aulas sobre consumo consciente nas matérias de sociologia e biologia afim de criar um pensamento crítico sobre indústria de consumo e onde somos inseridos. Ademais, é imperativo, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA) fiscalize todo o processo da empresa e todas as áreas, para avaliar se pode ser considerada sustentável ou é apenas uma tentativa de greenwashing, além disso a mídia é fundamental nesse processo, no qual atua como ferramenta publicitária através de post na internet e propagandas na TV. Em virtude disso, espera-se a corresponsabilidade ambiental no meio social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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