Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#38598
Consumismo é o costume de adquirir um produto ou serviço apenas pelo desejo, sem precisar dele, de fato. Este problema tem várias vertentes, por exemplo, em uma propaganda atrativa que instiga um adulto ou uma criança a querer algo, embora não necessite daquilo. Às pessoas também podem ser consumistas em nosso dia a dia, quando gastam água e luz em excesso, enfim, existem várias possibilidades.

Essa prática de obter as coisas sem necessidade agravou-se com a Revolução Industrial, a qual teve como consequências a maior produtividade nas indústrias, modernização na circulação de bens e do transporte e principalmente a consolidação do capitalismo, assim aumentando a renda. Todas essas mudanças favoreceram o consumo, no entanto, na época que ocorreu a revolução, a população conhecia os meios de produção e os preços dos produtos. Já nos dias atuais estamos distantes dessas informações caso não investiguemos.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a maioria das pessoas que não praticam consumo consciente são as de menor poder financeiro. Portanto mesmo os que não tem tantas condições aquisitivas gastam sem precaução. Essa mesma pesquisa diz que apenas 32% dos pais, no Brasil, ensinam a seus filhos esse controle com as próprias finanças, esse é um dos possíveis motivos que torna alguém consumista, dando ênfase a frase do filósofo Kant: " O ser humano é aquilo que a educação faz dele".

A partir dos aspectos analisados conclui-se que devemos refletir sobre algumas perguntas antes de consumir algo, como: preciso realmente trocar aquele objeto ou ele ainda pode ser utilizado? Essa compra é uma prioridade? Quais os impactos que esse consumo causará para mim? O preço é acessível? Estes são pensamentos que se deve ter antes de comprar algo e, além disso, desencadeia uma conscientização no indivíduo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A série estadunidense Grey’s Anatomy […]

Em um episódio da série Grey's Anato[…]

Muito obrigado pela correção e dicas[…]

No decorrer do tempo houve diversas epidemias, o q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM