Avatar do usuário
Por Reeh0102
Quantidade de postagens
#86976
O consumismo é algo muito presente em nossa sociedade, desde a primeira revolução industrial ocorrida na Europa durante o século XVIII a tecnologia vem se aprimorando em um ritmo exponencial. A todo momento novas mercadorias são inseridas no mercado, essas sendo melhores do que àquelas lançadas na semana anterior, e algumas pessoas acompanham (ou muita das vezes, tentam acompanhar) esse movimento ininterrupto de constantes atualizações.
Logo, devido as inúmeras evoluções tecnológicas a sociedade daquele período evoluiu muito quando comparada com a atual, temos uma maior expectativa de vida e consequentemente uma qualidade muito maior de vida também, medicamentos e vacinas cuja função é combater doenças que antes sentenciavam as pessoas a morte, uma produção de diversos alimentos e em escala continental, que seria suficiente para alimentar bilhões de pessoas sem maiores dificuldades, além do surgimento de aparelhos eletrônicos que permitem façanhas nunca antes imaginada como a possibilidade de se comunicar com alguém a quilômetros de distância ou obter informações de diversas áreas do conhecimento com um único clique.
Entretanto, o consumo exacerbado, seja de alimentos ou eletrônicos traz prejuízos, não só para a pessoa que está consumindo, mas também para o planeta, o acumulo de lixo eletrônico todos os anos cresce em milhares de toneladas, o que não seria um problema se não fosse pelo seu período de decomposição que beira a centenas de anos, e quando ocorre libera substâncias tóxicas não só para os animais daquele ambiente, mas também para o solo que se contamina deixando de ser fértil e até para os lençóis freáticos que se encontram nas profundezas desse mesmo lugar. Além disso, a água e as demais matérias-primas que são utilizados para produzir alimentos que muitas vezes serão enviados diretamente para o lixo, ou que na melhor das hipóteses serão parcialmente consumidos é preocupante. Os recursos do planeta são finitos, mas a humanidade insiste em gastá-los sem se preocupar com o futuro, o que nos leva a uma situação cada vez mais assustadora, algumas instituições como a ONU estimam que até o ano de 2050 a água doce do mundo será majoritariamente contaminada ou indisponível para o consumo humano, o que desencadeará uma grande crise não só hídrica, mas também humanitária em todo o globo, que por conta da desigualdade social será intensificada ao máximo.
Portanto é preciso tomar ações que combatam esse consumo sem limites, ou que ao menos reaproveite aquilo que já foi produzido. Simples ações como descartar celulares, baterias e fones de ouvido em centros especializados são ótimas formas de colaborar para a manutenção da vida neste planeta, desperdiçar o mínimo de comida possível, sempre utilizando todas as partes de legumes e hortaliças para fazer caldos ou sopas, o que além de nutritivo, é benéfico para o individuo e para o meio ambiente. Colaborar com a coleta seletiva, jogando lixos específicos nos locais pré-determinados, e nunca os arremessando na rua para que assim não impeçam que a água escoa pelos bueiros. Essas são (algumas) formas de frear os impactos que são causados no planeta por conta do consumismo, agir com consciência, amenizar as consequências que virão no futuro, e garantir que os recursos que existem hoje para nós, vão existir no futuro para os nossos filhos e netos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
266 Exibições
por gabrielgd33
0 Respostas 
32 Exibições
por alycia
3 Respostas 
4967 Exibições
por danyel2020
2 Respostas 
226 Exibições
por Rebeca77
1 Respostas 
126 Exibições
por lelets
1 Respostas 
173 Exibições
por anaclaradll
O consumismo e o impacto ambiental
por Jaquefray    - In: Outros temas
1 Respostas 
127 Exibições
por Jaquefray
Consumismo no Brasil
por dudaxz0804    - In: Outros temas
4 Respostas 
293 Exibições
por Cidx
O IMPACTO DO CONSUMISMO NO MEIO AMBIENTE
por anaclaradll    - In: Outros temas
4 Respostas 
541 Exibições
por anaclaradll
Efeitos do consumo e o consumismo
por Sourmartinez    - In: Outros temas
0 Respostas 
76 Exibições
por Sourmartinez

-Entre os aspectos referentes as atribuiç&o[…]

httalunoo VictorF Gi69 Nayanne EuDavila […]

Anna1 , obrigada, Anna <3 Sempre fico inse[…]

A maioria das pessoas que vivem com HIV ou AIDS re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM