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Por Moon199
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#94831
Redação para Concurso:
Padrão: 0-100

I) Estrutura (0-25): Seguir padrão do texto dissertativo argumentativo

II) Conteúdo (0-30): Análise de ideias fundamentais, consistência e relevância argumentativa

III) Expressão (0-25): Atenção a norma culta e a adequação vocabular a questão

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20)

______________________________________________________________________________

O Brasil apresenta dificuldades para solucionar o problema do descrédito a ciência. Nessa perspectiva, nota-se uma desvalorização do saber científico associado a uma aceitação de "achismos" e teorias mirabolantes, fatos esses que prejudicam as bases da sociedade, inclusive a democracia. Assim sendo, mostra-se relevante pensar nos fatores associados a essa temática, uma vez que a desinformação e a insegurança da população contribuem para este lamentável cenário nacional.

De início, cabe ressaltar que o ato de desinformar se mostra cada vez mais presente no país. Isso porque a população acredita em alguns absurdos amplamente divulgados. Prova disso é o problema das "fake news" junto a teorias conspiratórias que terminam criando um cenário favorável, muitas vezes, a um determinado grupo. Nesse viés, é possível observar uma relação entre a desinformação e o interesse particular, muitas vezes político.

Ademais, é notório destacar que o medo, as vezes, leva um grupo a concordar com soluções utópicas. esse contexto envolve, por exemplo, a situação onde, um cidadão, apoia, cegamente, todas as propostas de um político, mesmo que radicais, a pretexto de melhorar uma realidade que aflige aquele. Nessa perspectiva, o livro 1984 - de George Orwell - retrata uma sociedade que abre mão de sua liberdade e privacidade em troca da proteção do governo. Diante disso, lamentavelmente, retira-se que este cenário fictício pode tornar-se realidade.

Dos fatos mencionados é viável apresentar algumas consequências. Resumidamente tais cenários nefastos podem ocasionar problemas à democracia. Como visto nos recentes atritos, noticiados, entre os três poderes, ocasionados tanto por notícias absurdas, quanto pelo apoio presidencial a estas.

Com o objetivo de minimizar tal óbice é dever da sociedade, juntamente com o MEC realizar a conscientização da população - por meio de campanhas nas escolas e centros comunitários -, para que os jovens e o povo reconheça o perigo associado às falsas informações e a importâncias do conhecimento científico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Katsmoking
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#0
Bom dia @Moon199 ! Vou corrigir baseado na minha experiência com modelos concurso!

TEMA: CONSEQUÊNCIAS PARA DEMOCRACIA QUANDO A CIÊNCIA É DESCREDIBILIZADA

INTRODUÇÃO: O Brasil apresenta dificuldades para solucionar o problema do descrédito a ciência. Nessa perspectiva, nota-se uma desvalorização do saber científico associado a uma aceitação de "achismos" e teorias mirabolantes, fatos esses que prejudicam as bases da sociedade, inclusive a democracia. Assim sendo, mostra-se relevante pensar nos fatores associados a essa temática, uma vez que a desinformação(TESE 1) e a insegurança da população(TESE 2) contribuem para este lamentável cenário nacional.
- Em muitas redações modelo fuvest é visto uma impessoalidade gigante, até mesmo usando 1º pessoa do plural, não está errado, porém, digo para procurar evitar, pode fugir do modelo se feito errado e zerar a redação.
- Uma referência ajudaria.
- O tema diz sobre 'consequências', então facilita utilizar teses concretas na conclusão, parabéns!


DESENVOLVIMENTO 1: De início(precisa de um fim depois para concluir o conectivo), cabe ressaltar que o ato de desinformar se mostra cada vez mais presente no país. Isso porque a população acredita em alguns absurdos amplamente divulgados(referência?). Prova disso é o problema das "fake news" junto a teorias conspiratórias que terminam criando um cenário favorável, muitas vezes, a um determinado grupo. Nesse viés, é possível observar uma relação entre a desinformação e o interesse particular, muitas vezes político(não explicado).
- Na introdução estava tudo bem não ter referências, pois, as ideias estavam na possibilidade, aqui no desenvolvimento são afirmações, precisa de exemplos.
- Ficou um pouco confuso a sua intenção.


DESENVOLVIMENTO 2: Ademais, é notório destacar que o medo(seria melhor substituir por insegurança da população já que é a tese citada na introdução), as vezes, leva um grupo a concordar com soluções utópicas. esse contexto envolve, por exemplo, a situação onde, um cidadão, apoia, cegamente, todas as propostas de um político, mesmo que radicais, a pretexto de melhorar uma realidade que aflige aquele. Nessa perspectiva, o livro 1984 - de George Orwell - retrata uma sociedade que abre mão de sua liberdade e privacidade em troca da proteção do governo. Diante disso, lamentavelmente, retira-se que este cenário fictício pode tornar-se realidade.

(?) Dos fatos mencionados é viável apresentar algumas consequências. Resumidamente tais cenários nefastos podem ocasionar problemas à democracia. Como visto nos recentes atritos, noticiados, entre os três poderes, ocasionados tanto por notícias absurdas, quanto pelo apoio presidencial a estas.(entendo que até este momento não foi apresentado nenhuma consequência e sim causas, porém, procure apresentá-las junto às consequências, ou se preferir, um desenv. para causas e outro para conseq., também estaria certo!)

CONCLUSÃO: Com o objetivo de minimizar tal óbice(,) é dever da sociedade, juntamente com o MEC(AGENTE) realizar a conscientização da população(AÇÃO) - por meio de campanhas nas escolas e centros comunitários(MEIO) -, para que(EFEITO) os jovens e o povo reconheça o perigo associado às falsas informações e a importâncias do conhecimento científico.
- Faltou detalhamento.

REVISÃO GERAL + NOTA:
- Parabéns por ir a fundo no conceito de ciência, que por sua vez é o método científico aplicado com ideias, comprovações e desmitificações, com certeza é uma boa linha de raciocínio, porém, senti que faltou uma maior explicação.
- Procure sempre fazer 2 desenv., é quase que uma regra universal para dissert. arg..
- Assim como já citado, algumas afirmações ficam rasas sem referências.
- Eu sei bem que o modelo concurso difere do modelo ENEM, mas caso permita proposta de intervenção, assim como feito, não esqueça do detalhamento.
- Cuidado com informalidades.
- Problemas de vírgulas e crase principalmente.


I) Estrutura (0-25): 15

II) Conteúdo (0-30): 20

III) Expressão (0-25): 20

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20): 15

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
3
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Por Katsmoking
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#95067
Bom dia @Moon199 ! Vou corrigir baseado na minha experiência com modelos concurso!

TEMA: CONSEQUÊNCIAS PARA DEMOCRACIA QUANDO A CIÊNCIA É DESCREDIBILIZADA

INTRODUÇÃO: O Brasil apresenta dificuldades para solucionar o problema do descrédito a ciência. Nessa perspectiva, nota-se uma desvalorização do saber científico associado a uma aceitação de "achismos" e teorias mirabolantes, fatos esses que prejudicam as bases da sociedade, inclusive a democracia. Assim sendo, mostra-se relevante pensar nos fatores associados a essa temática, uma vez que a desinformação(TESE 1) e a insegurança da população(TESE 2) contribuem para este lamentável cenário nacional.
- Em muitas redações modelo fuvest é visto uma impessoalidade gigante, até mesmo usando 1º pessoa do plural, não está errado, porém, digo para procurar evitar, pode fugir do modelo se feito errado e zerar a redação.
- Uma referência ajudaria.
- O tema diz sobre 'consequências', então facilita utilizar teses concretas na conclusão, parabéns!


DESENVOLVIMENTO 1: De início(precisa de um fim depois para concluir o conectivo), cabe ressaltar que o ato de desinformar se mostra cada vez mais presente no país. Isso porque a população acredita em alguns absurdos amplamente divulgados(referência?). Prova disso é o problema das "fake news" junto a teorias conspiratórias que terminam criando um cenário favorável, muitas vezes, a um determinado grupo. Nesse viés, é possível observar uma relação entre a desinformação e o interesse particular, muitas vezes político(não explicado).
- Na introdução estava tudo bem não ter referências, pois, as ideias estavam na possibilidade, aqui no desenvolvimento são afirmações, precisa de exemplos.
- Ficou um pouco confuso a sua intenção.


DESENVOLVIMENTO 2: Ademais, é notório destacar que o medo(seria melhor substituir por insegurança da população já que é a tese citada na introdução), as vezes, leva um grupo a concordar com soluções utópicas. esse contexto envolve, por exemplo, a situação onde, um cidadão, apoia, cegamente, todas as propostas de um político, mesmo que radicais, a pretexto de melhorar uma realidade que aflige aquele. Nessa perspectiva, o livro 1984 - de George Orwell - retrata uma sociedade que abre mão de sua liberdade e privacidade em troca da proteção do governo. Diante disso, lamentavelmente, retira-se que este cenário fictício pode tornar-se realidade.

(?) Dos fatos mencionados é viável apresentar algumas consequências. Resumidamente tais cenários nefastos podem ocasionar problemas à democracia. Como visto nos recentes atritos, noticiados, entre os três poderes, ocasionados tanto por notícias absurdas, quanto pelo apoio presidencial a estas.(entendo que até este momento não foi apresentado nenhuma consequência e sim causas, porém, procure apresentá-las junto às consequências, ou se preferir, um desenv. para causas e outro para conseq., também estaria certo!)

CONCLUSÃO: Com o objetivo de minimizar tal óbice(,) é dever da sociedade, juntamente com o MEC(AGENTE) realizar a conscientização da população(AÇÃO) - por meio de campanhas nas escolas e centros comunitários(MEIO) -, para que(EFEITO) os jovens e o povo reconheça o perigo associado às falsas informações e a importâncias do conhecimento científico.
- Faltou detalhamento.

REVISÃO GERAL + NOTA:
- Parabéns por ir a fundo no conceito de ciência, que por sua vez é o método científico aplicado com ideias, comprovações e desmitificações, com certeza é uma boa linha de raciocínio, porém, senti que faltou uma maior explicação.
- Procure sempre fazer 2 desenv., é quase que uma regra universal para dissert. arg..
- Assim como já citado, algumas afirmações ficam rasas sem referências.
- Eu sei bem que o modelo concurso difere do modelo ENEM, mas caso permita proposta de intervenção, assim como feito, não esqueça do detalhamento.
- Cuidado com informalidades.
- Problemas de vírgulas e crase principalmente.


I) Estrutura (0-25): 15

II) Conteúdo (0-30): 20

III) Expressão (0-25): 20

IV) Clareza, Coesão e Concisão (0-20): 15

As ideias que revolucionam o mundo avançam a passo miúdo.
- Hegel
3
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Por Moon199
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#95077
Boa tarde @Katsmoking ,
Desculpe a demora, muito obrigada pela correção
Vou rever esses pontos, principalmente na questão dos desenvolvimentos
Estava testando um modelo um pouco diferente para redações desse tipo, por conta disso acho que me perdi um pouco mesmo :cry:
2
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