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O tabagismo é reconhecido como ema doença crônica, onde há dependência da nicotina (substância presente no tabaco). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, o que mostra o quão grave é esse cenário mundial, que não deixa de afetar o Brasil. Além de prejudicar os fumantes, o tabagismo pode sobrecarregar o sistema de saúde brasileiro - muitas vezes precário e inacessível. Da mesma forma, as ideologias midiáticas são uma forte influência ao tabagismo, quando, muitas vezes, a mídia não exerce um bom papel na sociedade.
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, mais de 400 pessoas morrem diariamente por causa da dependência a nicotina e mais de 150 mil mortes anuais poderiam ser evitadas. Esses dados, somados à infraestrutura defasada, falta de profissionais e inacessibilidade do sistema de saúde pública do Brasil, ressaltam a necessidade de prevenção de doenças evitáveis, como o tabagismo.
A mídia tem um papel imprescindível no combate e prevenção ao tabagismo, no entanto as concepções transmitidas por ela entram em contradição. Em muitos casos, o tabagismo é representado como símbolo de satisfação e sucesso social, não explicitando os reais riscos e consequências. Pesquisas realizadas em países desenvolvidos, apontam a relação entre a exposição de imagens de cigarro e a iniciação do tabagismo entre indivíduos anteriormente não fumantes.
A partir dessa perspectiva, cabe ao Ministério da Saúde juntamente com grandes veículos midiáticos a promoção campanhas de conscientização das consequências do tabagismo a longo prazo, promovendo palestras educativas, reportagens, estudos e entrevistas, a fim de colocar em pauta e informar a sociedade dos diversos riscos causados por essa doença. É igualmente de suma importância a diminuição da transmissão de imagens relacionadas ao fumo, por meio de fiscalização, diminuindo a influência negativa da mídia para a sociedade brasileira
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Aqui está a minha análise da sua r[…]

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