Precipuamente, é fulcral pontuar que o etarismo deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que caibam tais ocorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, perpétua o estereótipo negativo que impede a participação ativa e produtiva dos mais velhos o que contribui com exclusão social e isolamento. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar que os mais velhos tendem a serem vistos como menos relevantes pelos mais novos. Partindo desse pressuposto, o etarismo limita o acesso à valiosas contribuições e e experiências que as pessoas idosas podem oferecer em diversas áreas da vida. Tudo isso retarda a resolução do impessílio, já que o preconceito e descriminação contribuem para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o etarismo, necessita-se, urgentemente, que o Tribunais de Contas da União direcione capital que, por médio do intermédio da Estado, será revertido em políticas públicas e programas que reforcem o cumprimento dos direitos das pessoas idosas através de ações para firmar a conscientização da população sobre os problemas que o etarismo pode criar. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do etarismo, e a coletividade construirá um Brasil mais democrático.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada