Sob esse viés, é inadmissível que uma entidade como Estado seja omissa e cheio de falhas, ao tratar de responsabilidades contidas na Constituição Federal (CF). De acordo com o artigo 6° da CF a educação é um direito social, no entanto, a taxa percentual de pessoas sem saber escrever o próprio nome, contar dinheiro, entender um recado escrito num cartaz ou assinar um documento é altíssimo. Assim, enquanto o analfabetismo for uma regra o direito social é apenas um privilégio.
Ademais, viver em sociedade é uma constante batalha para os cidadãos que não sabem ler e escrever. Segundo o filósofo Immanuel Kant “O ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele”, e se analisarmos ao contexto de pessoas sem essa parte da educação, o letramento, compreendemos o porquê dos indivíduossofrerem para se manter no coletivo.
Infere- se, portanto, que medidas são necessárias para se combater o analfabetismo no Brasil, o Ministério da Educação e ONGs deveriam entrar em parceria criando palestras de incentivos e conteúdos lúdicos através de departamentos e níveis de conhecimento das pessoas apedeutas, de modo a diminuir o número de iletrados e, porque não atingir um nível baixíssimo. Consequentemente haveria uma sociedade alfabetizada e letrada, sem ter que depender de ajuda para escrever uma simples carta para um filho que está preso ou morando longe.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada