Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#48180
A obra “1986” de George Oweel retrata uma sociedade diatópica comandada por Big Brother, um ditador que manipula as informações históricas e atuais de seu país, afim de alienar a população conforme seus ideais. Tanto na ficção, quanto na realidade, o manuseio e propagação de noticias falsas se tornam ferramentas de uso politico e também um disseminador de pensamentos “pós-verdadeiros". Portanto, é um problema a ser combatido.
Primeiramente, é indubitável relacionar a propagação de fake news ao processo eleitoral. Tal ato atenta o direito constitucional e democrático de escolha politica do cidadão, e é exemplificado pelo escândalo ocorrido nas eleições americanas de 2016, onde, em nota oficial, o Facebook admite que a empresa “ internet research agency “ espalhou para cerca de 126 milhões de estado-unidenses noticias falsas que favoreceram a eleição de Donald Trump.
Ademais, vale salientar a ascensão de ideais caracterizadas como “pós-verdadeiras" provenientes da disseminação de fake news. Nesse sentido, observa-se as redes sociais como principal vetor de propagação desses pensamentos, visto que a maior quantidade de conteúdos sobre tais assuntos encontram-se nelas. Um exemplo é o reaparecimento da teoria da terra plana que, desde meados de 2016, vem ganhando novos adeptos e preocupando a comunidade científica.
Em síntese, torna-se evidente como a propagação de fake news influencia em problemas do mundo moderno. Então, cabe as empresas donas de redes socias, como Facebook, Twitter e Google, aperfeiçoarem suas politicas de combate das noticias falsas. Faz-se isso advertindo o usuário para publicações possivelmente falaciosas e implementando vídeos na “time line" dos aplicativos de cunho conscientizante à problemática. Assim, evitando ao máximo a desinformação dos internautas, para que dessa forma, eventos como os do livro de George e os retratados nas eleições americanas de 2016, nunca ocorram ou voltem a ocorrer.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

É notório que, o estigma associado &[…]

A cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fi[…]

A contemporaneidade, marcada por avanços na[…]

O processo da Globalização foi marc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM