Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem ou deveria ter - de garantir os direitos básicos aos indivíduos, principalmente aos idosos. Todavia, a falta de respeito em relação ao processo de envelhecimento das pessoas deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida as mesmas. Essa utopia se justifica pela carência de políticas públicas, como a capacitação de profissionais e poucos projetos comunitários voltados efetivamente para a segurança total desse público tão sábio.
Ademais, quando a maldade humana for um problema no Brasil, a desconsideração com o envelhecimento receberá o devido tratamento. A esse respeito, Hannah Arendt- cientista política alemã - define o conceito de "Banalidade do Mal" coml a não consciência das pessoas pelo mal presente em si, o qual fere não só a elas, como a sociedade. Nesse sentido, os provectos vivenciam, em suas rotinas, a falta denuciada por Arendt, na medida em que são rejeitados por muitas pessoas e, até mesmo criticados pela forma de como lidar com a velhice.
Portanto, faz-se necessário superar os desafios supracitados que impedem a valorização dos idosos no Brasil. Para isso, urge que o Poder Executivo, na esfera federal - pasta responsável por garantir direitos fundamentais aos cidadãos - amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos das pessoas em processo de velhice. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Idosos, de modo a realizar palestras e debates, a fim de combater o desrespeito com as pessoas mais velhas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.