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Por Thalya17
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#118125
Em 2003, a sociedade comheceu uma das leis mais relevantes para a história da América Latina: A Convenção Americana do Estatuto do Idoso, cujo texto garante aos idosos à dignidade e o respeito por parte da população. Entretanto, a gerontofobia no Brasil, impede que anciões vivenciem o direito descrito acima, há de combater a omissão estatal e a maldade humana.
Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem ou deveria ter - de garantir os direitos básicos aos indivíduos, principalmente aos idosos. Todavia, a falta de respeito em relação ao processo de envelhecimento das pessoas deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida as mesmas. Essa utopia se justifica pela carência de políticas públicas, como a capacitação de profissionais e poucos projetos comunitários voltados efetivamente para a segurança total desse público tão sábio.
Ademais, quando a maldade humana for um problema no Brasil, a desconsideração com o envelhecimento receberá o devido tratamento. A esse respeito, Hannah Arendt- cientista política alemã - define o conceito de "Banalidade do Mal" coml a não consciência das pessoas pelo mal presente em si, o qual fere não só a elas, como a sociedade. Nesse sentido, os provectos vivenciam, em suas rotinas, a falta denuciada por Arendt, na medida em que são rejeitados por muitas pessoas e, até mesmo criticados pela forma de como lidar com a velhice.
Portanto, faz-se necessário superar os desafios supracitados que impedem a valorização dos idosos no Brasil. Para isso, urge que o Poder Executivo, na esfera federal - pasta responsável por garantir direitos fundamentais aos cidadãos - amplie verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos das pessoas em processo de velhice. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Idosos, de modo a realizar palestras e debates, a fim de combater o desrespeito com as pessoas mais velhas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por OlrenBeat
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#118135
NOTA FINAL 880!
Olá! Vamos analisar a sua redação segundo os critérios do Enem.

1. Desenvolvimento do tema e repertório sociocultural produtivo:

O seu texto apresenta um bom desenvolvimento do tema proposto, que é a valorização dos idosos no Brasil. Você menciona a Convenção Americana do Estatuto do Idoso e o conceito filosófico de contrato social para embasar o seu argumento. No entanto, seria interessante se você tivesse explorado mais exemplos concretos da gerontofobia no país e como ela afeta diretamente os idosos.

2. Estrutura dissertativo-argumentativa:

A estrutura dissertativo-argumentativa está presente na sua redação, com uma introdução bem elaborada que apresenta o tema e uma tese clara sobre a necessidade de combater a gerontofobia no Brasil. Além disso, você apresenta argumentos coerentes ao longo do texto e conclui reforçando a importância da valorização dos idosos.

3. Coerência argumentativa:

Você utiliza bons argumentos em defesa da valorização dos idosos, citando inclusive Hannah Arendt para explicar como funciona a "banalidade do mal" em relação à desconsideração pelo envelhecimento das pessoas. No entanto, alguns trechos ficaram confusos ou pouco claros em relação aos seus objetivos principais.

4. Articulação das partes e recursos coesivos:

A articulação entre as partes da sua redação poderia ser melhor trabalhada para garantir maior fluidez ao texto — algumas frases parecem desconexas ou sem ligação direta com o restante da ideia exposta anteriormente.

Além disso, faltou o uso de conectivos mais diversificados para garantir uma melhor coesão textual.

5. Proposta de intervenção:

A sua proposta de intervenção é interessante, mas poderia ser mais detalhada e específica em relação às ações que devem ser tomadas pelo Poder Executivo para combater a gerontofobia no Brasil. Além disso, seria importante mencionar quais agentes responsáveis pela execução da proposta e como ela pode ser efetivada na prática.

Em geral, você apresentou um bom texto com argumentos relevantes sobre a valorização dos idosos no Brasil. No entanto, alguns pontos precisam ser trabalhados para garantir maior clareza e coerência ao seu texto. Lembre-se sempre de revisar o seu texto antes de entregá-lo — isso ajuda muito na identificação dessas questões!

Sua redação possui 15 desvios!
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118326
recomendo você desdobrar mais a sua argumentação, o que pode ser feito apresentando causas e consequências dos seus argumentos escolhidos. Muito bem ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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