Por mais que a educação de qualidade seja um dos principais meios de ascensão econômica pessoal e nacional, o Brasil, segundo o Programa das Nações Unidas, em 2013, apresentava a terceira maior taxa de evasão escolar. Dado que os principais motivos para a numerosa quantidade de efúgios são problemas financeiros, que forçam o aluno a trabalhar prematuramente, problemas sociais no ambiente escolar como o bullying, complicações no relacionamento conjugal dos pais ou falta de interesse e desistência, entre outros, é possível perceber que é viável a amenização da situação se trabalhada corretamente.
A consequência da deserção acarreta a produção de analfabetos funcionais, o que não é inconveniente apenas para o indivíduo, visto que o mercado de trabalho encontrar-se-á com falta de profissionais qualificados e atualizados, o que provoca o aumento da desigualdade e como resultado o aumento da violência nas zonas mais pobres. Por ser uma questão cíclica, a tendência é piorar a situação se não for corrigida. Países mais desenvolvidos que conseguiram resolver tornam-se agora exemplos a serem seguidos e dessa forma um maior investimento na área da educação seja injetado no Brasil.
Com premência, é necessário que medidas efetivas sejam tomadas de modo que conscientizem alunos e pais sobre a importância da educação para a sociedade como palestras e estímulos que façam os estudantes gostarem de aprender. Para questões individuais é indicável a avaliação do corpo discente para verificar quais alunos estão propensos a esta situação e recorrer à família para buscar uma solução em conjunto. Enquanto, por parte do governo, deve-se dar um maior incentivo salarial aos professores para que tenham animo de ensinar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada