Avatar do usuário
Por ricsrdocasro
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110854
Com a chegada dos bancos digitais e fintechs ao Brasil, as instituições financeiras tiveram de digitalizar-se rapidamente mediante ao fato da praticidade que o meio eletrônico apresenta. Diante deste cenário, vale refletir sobre as consequências que a digitalização dos bancos trouxe. Sobre isso, destaca-se o aumento na funcionalidade das transações e a alta no número de golpes digitais.

Primeiramente, é possível ressaltar que a transição dos bancos ao meio digital acarretou na facilidade de se fazer transações financeiras. De acordo com o jornal Exame, 56% das transações bancárias no Brasil são realizadas pelo celular. Esses dados evidenciam a preferência que os brasileiros têm pela facilidade que os aplicativos de bancos oferecem, preferência essa, que aumentou ainda mais durante a pandemia de COVID-19, devido a suspensão de contato físico.

Entretanto, a digitalização dos bancos trouxe uma onda de golpes virtuais. Conforme as pesquisas das empresas PSafe e dfndr security, em 2021, houve 4 milhões de abordagens criminosas pelo meio digital no Brasil, número que, novamente, cresceu com a pandemia. Estes dados alarmantes sinalizam que há uma grande vulnerabilidade para o sistema financeiro atual, de forma que, tendo em vista a facilidade de se obter dados de pessoas físicas hoje, qualquer um pode ser alvo de ações maliciosas.

Portanto, considerando os pontos levantados, percebe-se que apesar da digitalização dos bancos trazer muita praticidade, também facilita a ação de criminosos. Desse modo, para diminuir os casos de golpes, os bancos devem oferecer etapas extra de segurança para seus usuários, bem como educá-los das diversas formas de golpes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110865
Olá, @ricsrdocasro! Irei corrigir aqui sua redação, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional.



TIPO DE CORREÇÃO: OPINIÃO DO CORRETOR



INTRODUÇÃO


"Com a chegada dos bancos digitais e fintechs ao Brasil, as instituições financeiras tiveram de digitalizar-se rapidamente mediante ao fato da praticidade que o meio eletrônico apresenta. Diante deste cenário, vale refletir sobre as consequências que a digitalização dos bancos trouxe. Sobre isso, destaca-se o aumento na funcionalidade das transações2 e a alta no número de golpes digitais.
"


1 - Não há nada de errado aqui, porém, para que o próximo erro seja corrigido, quero que preste atenção na palavra "consequências" que você utilizou, e como ela se tornou incongruente no final do texto.

2 - Agora sim, vamos falar do erro. Como dito, a palavra "consequência" foi usada corretamente no sentido de problematizar o tema, entretanto, suas teses (uma delas) não confirmam isso. Veja que você coloca, como um assunto a ser revisto, o "o aumento na funcionalidade das transações. Porém, como isso é uma consequência? Você não disse que iria refletir sobre as consequências? Mas, como o aumento da funcionalidade das transações é uma coisa ruim?

Perceba que você não problematizou a tese, e isso é um erro, pois o tema deixa explicito que você deve falar sobre as consequências - que você mesmo afirmou que ia dizer -, todavia, não fez. É importante, sempre, problematizar uma tese, e nunca dizer os benefícios do tema, invés disso.

De resto, não encontrei nada de errado! =)


DESENVOLVIMENTO 1:

"Primeiramente, é possível ressaltar que a transição dos bancos ao meio digital acarretou na facilidade de se fazer transações financeiras. De acordo com o jornal Exame, 56% das transações bancárias no Brasil são realizadas pelo celular. Esses dados evidenciam a preferência que os brasileiros têm pela facilidade que os aplicativos de bancos oferecem, preferência essa, que aumentou ainda mais durante a pandemia de COVID-19, devido a suspensão de contato físico."1

1 - O único erro, e o maior do texto, seria essa falta de problematização. Devido sua tese não dizer um malefício, e sim um benefício, não há argumentação, o que, infelizmente, inválida boa parte do seu parágrafo (se não ele todo). Também, pode-se dizer que você fugiu da proposta (não do tema) de dizer as consequências - já que há, no título, a palavra consequências. Como não há problematização e, por conseguinte, argumentação em defesa de um ponto de vista coerente, não tem como eu te avaliar nos parâmetros do ENEM. Além disso, seu repertório se torna improdutivo, pois não agrega em anda na argumentação, apenas afirma a sua exposição de fatos sobre os benefícios.



DESENVOLVIMENTO 2:

"Entretanto, a digitalização dos bancos trouxe uma onda de golpes virtuais. Conforme as pesquisas das empresas PSafe e dfndr security1, em 2021, houve 4 milhões de abordagens criminosas pelo meio digital no Brasil, número que, novamente, cresceu com a pandemia. Estes dados alarmantes sinalizam que há uma grande vulnerabilidade para o sistema financeiro atual, de forma que, tendo em vista a facilidade de se obter dados de pessoas físicas hoje, qualquer um pode ser alvo de ações maliciosas."2

1 - Sempre coloque um nome próprio, nesse caso, o nome da empresa, em com letra maiúscula no início de cada palavra: Dfndr Security

2 - Bom, agora vamos falar de como você argumenta. Existem Lacunas Argumentativas nesta parte do texto, pois não há o fechamento/esclarecimento de ideia para a coerência do seu argumento. Por exemplo, qual a finalidade do trecho:

"Estes dados alarmantes sinalizam que há uma grande vulnerabilidade para o sistema financeiro atual"

Sinalizam o quê? Que grande vulnerabilidade? Se quiser expor os fatos, explique-os por completo.

Após esse trecho, você explicita outras informações incompletas:

"[...]de forma que, tendo em vista a facilidade de se obter dados de pessoas físicas hoje, qualquer um pode ser alvo de ações maliciosas."

De que forma essas pessoas podem ser alvos? Por meio de links maliciosos? E, também, de que modo essa facilidade acontece? É devido a ignorância das pessoas em relação a Internet, e como usá-la seguramente? Ficou vago, explique.

Além disso, você usou a frase "Estes dados.." duas vezes, nos dois parágrafos. Tente não repetir termos, reformule-os!


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:

"Portanto, considerando os pontos levantados, percebe-se que1 apesar da digitalização dos bancos trazer muita praticidade, também facilita a ação de criminosos. Desse modo, para diminuir os casos de golpes, os bancos devem oferecer etapas extra de segurança para seus usuários, bem como educá-los das diversas formas de golpes."2

1 - Adicione uma vírgula

2 - Para que a proposta de intervenção esteja completa, são necessários 5 itens obrigatórios, e irei listá-los logo abaixo, por PRESENÇA e AUSÊNCIA:



PRESENTES

Agente

Ação

AUSENTES

Meio/Modo - Por meio de que? Verbas governamentais? Como os bancos irão realizar isso sem dinheiro/alguma forma de alavancar seu projeto?

Efeito/Finalidade - Pra quê? Pra diminuir os golpes financeiros na Internet? Explique qual o objetivo da proposta.

Detalhamento - Apenas detalhe algum dos itens acima.



Bom, se chegou até aqui, quero dizer que seu texto é estrutura, o que é muito bom! Entretanto, ainda há algumas falhas de argumentação, o que é muito importante. Além disso, a formulação de teses também é um empecilho, pois não se pode beneficiar em um texto que se pede para problematizar, entende? Então, aconselho ler redações boas aqui da plataforma para que você entenda como a argumentação se dá na prática! Até mais e Boa Sorte! :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por ricsrdocasro
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110928
muito obrigado por corrigir minha redação!!! Vou pôr mais energia em construir a argumentação nas minhas próximas redações. Uma coisa que eu acabei não dando muita ênfase foi a proposta de intervenção, como eu tô estudando pro concurso do banco do brasil e no edital eles não cobram proposta de intervenção eu acabei deixando meio de lado, mas na próxima vou construir uma melhor, valeeeeeeeeeeeeu :D
0
Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110935
ricsrdocasro escreveu:muito obrigado por corrigir minha redação!!! Vou pôr mais energia em construir a argumentação nas minhas próximas redações. Uma coisa que eu acabei não dando muita ênfase foi a proposta de intervenção, como eu tô estudando pro concurso do banco do brasil e no edital eles não cobram proposta de intervenção eu acabei deixando meio de lado, mas na próxima vou construir uma melhor, valeeeeeeeeeeeeu :D
Opa, não sabia que era pro Banco do Brasil! Peço que me informe - ou colocando no tema (BB) ou pelas mensagens aqui mesmo!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por Sarahlorrany
0 Respostas 
97 Exibições
por Sarahlorrany
A digitalização da economia
por ayl1111    - In: A digitalização da economia
2 Respostas 
209 Exibições
por ayl1111
Digitalização e seus embates
por jreis    - In: A digitalização da economia
0 Respostas 
62 Exibições
por jreis
0 Respostas 
31 Exibições
por bhadvkx
0 Respostas 
93 Exibições
por Rutemarise31
Os contrastes da transformação dos bancos
por Abimeleque    - In: Outros temas
0 Respostas 
115 Exibições
por Abimeleque
0 Respostas 
125 Exibições
por ALLCAPS1232
0 Respostas 
203 Exibições
por roseanedsa
0 Respostas 
141 Exibições
por vanilsonc

Consoante ao filósofo Zygmunt Bauman, os re[…]

Por favor corrigi essa Wesley529 DaviCarlin[…]

A Declaração dos Direitos Humanos, d[…]

Olá, sua proposta faltou alguns agentes. Re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM