Primeiramente, na base do problema, está a má influência da mídia. No documentário "O Dilema das Redes" é mostrado como o uso das redes sociais afeta o comportamento humano, modificando a autoimagem de uma pessoa. A partir disso, é possível perceber que as mídias tornam-se um instrumento de controle mental, pois induzem as pessoas a compararem-se com outros. Por sua vez, essa comparação prejudica a saúde mental do usuário dessas tecnologias, de forma que ele, com uma visão distorcida da realidade, busca pela modificação de seu corpo para adequar-se a um padrão.
Ademais, a busca exacerbada pela perfeição estética desencadeia problemas em várias áreas do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde tem-se como saúde o completo bem-estar físico, mental e social. Sob tal perspectiva, deveria haver maior controle sobre os conteúdos presentes nas redes sociais principalmente na adolescência, por serem reconhecidos como os principais usuários dessas mídias. Dessa forma, as consequências da busca por padrões torna-se ainda mais evidente, pois atrapalha na vida estudantil e mental (gerando transtornos psicológicos).
Portanto, faz-se urgente intervir na problemática. Em vista disso, é preciso haver maior supervisão da família quanto ao uso excessivo das redes sociais, principalmente com os jovens, que tendem a ser mais afetados. Por meio de conversas no convívio familiar e até mesmo na escola, nesse caso, reuniram jovens com especialistas para os mesmos terem mais ciência dos riscos oferecidos pelas redes. Assim, a juventude não será tão afetada pela pressão social que os impulsiona na busca por padrões inalcançáveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.