Primordialmente, as mídias sociais e a propaganda têm grande parte na responsabilidade pela formação de um ideal de beleza. Os autores da Escola de Frankfurt, criada na Alemanha em 1924, abordaram o assunto em suas críticas à indústria cultural. Para tais autores, a indústria capitalista impunha sua ideologia consumista sobre a classe trabalhadora, por meio de uma propaganda ideológica. Infelizmente, na contemporaneidade, é possível perceber que, ao tratar desses padrões de beleza idealizados, a ideologia consumista ainda tem enorme influência sobre a sociedade brasileira.
Todavia, não se percebe o caminho oposto. Um estereótipo de beleza é constantemente apresentado em inúmeros filmes, séries e posts em mídias sociais, no entanto, o ensino nas escolas ou programas infantis que abordam sobre a beleza individual ou sobre o equilíbrio na busca de um corpo saudável ainda é escasso, principalmente na realidade da educação pública no Brasil. Essa situação tem gerado inúmeros problemas, como o crescimento de transtornos mentais, a exemplo da anorexia e da bulimia nervosa.
Assim, percebe-se que a educação básica, uma grande arma no combate aos padrões de beleza e os problemas a eles relacionados, não tem recebido o investimento devido. Portanto, torna-se necessário que o Ministério da Educação, juntamente com os governos estaduais, invistam em palestras, performances artísticas e aulas que ensinem sobre a saúde do corpo e a autoaceitação, a fim de transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e efetivos no cuidado das próximas gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.