Precipuamente, cabe ressaltar o aumento de distúrbios alimentares como consequência da beleza ideal. Nesse viés, desde a Grécia Antiga a população é obstinada por enaltecer a estrutura física de homens e mulheres, tendo em vista um protótipo. Assim, o molde do corpo é de longa data e com os avanços em procedimentos estéticos se tornou um óbice mais complexo, visto que, problemas alimentares como a anorexia e a bulimia têm acrescido, por causa do anseio em se encaixar no modelo social e não engordar faz com que a pessoa não se alimente, ou até mesmo provoque o vômito. Logo, é imprescindível que esse cenário seja revertido.
Ademais, é fulcral salientar que a padronização do corpo humano resulta na distorção de imagem. Nesse contexto, o célebre escritor Vinícius de Moraes afirma: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Em razão de pensamentos estereotipados como esse, as pessoas distorcem a sua aparência física por não se encaixarem em um padrão idealizado e desse modo, se escondem em roupas largas, já que suas autoestima é destruída e se sentem inferiores aos demais indivíduos em virtude de não ser "magro o suficiente" ou "alto o
bastante". Depreende-se então, que a banalização de um padrão de beleza não respeita as diferenças físicas dos seres humanos.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos supracitados. Para isso, é indispensável que a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) - órgão do Ministério das Comunicações responsável pelas mídias -, regule as propagandas de adoção de padrões estéticos por meio de maior rigidez com a intervenção de multas, bem como, o Ministério da Saúde deve fomentar palestras explicando sobre os perigos de distúrbios alimentares por intermédio de psicólogos, com o fito de promover a diversidade das aparências. Somente assim, o universo distópico retratado por Westerfeld não se fará presente na realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.