Em primeiro plano, vale ressaltar que a grande quantidade de propagandas que apresentam modelos com corpos que se encaixam no padrão estético “aceitável” esteja entre as causas dessa problemática. Devido a superexposição desse padrão pela mídia, muitos indivíduos passam por um processo de comparação social que os leva a busca incansável do corpo ideal, consequentemente se submetendo a regimes rigorosos e agressivos ou até mesmo desenvolvendo transtornos alimentares ligados a distorção de sua imagem corporal.
Outrossim, é importante entender que a popularização das cirurgias plásticas é resultante ao culto pelo padrão de beleza perfeito. Conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% de cirurgias plásticas em adolescentes, tal dado reflete diretamente em como esses padrões são impostos cada vez mais prematuramente na vida das pessoas levando-as a recorrer a procedimentos estéticos em busca da autoaceitação e de uma inclusão sociocultural. Infelizmente, mesmo após cirurgias e tratamentos, a satisfação da pessoa não é garantida podendo acarretar em problemas emocionais que se agravam com o tempo.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para mitigar esse impasse. Cabe ao Ministério da Educação em parceria com escolas públicas e privadas promover palestras e programas escolares com a finalidade de desconstruir os padrões e salientar que todo corpo é ideal, independentemente de sua forma. Ademais, o poder midiático deve adotar propagandas divulgadas nos meios de comunicação que apresentem a diversidade corporal, a fim de trazer representatividade a população. Dessa forma, a sociedade brasileira poderá compreender que a beleza é diversa e estará livre das consequências trazidas pelo culto aos padrões de beleza idealizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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