• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#65782
Embora o artigo 125 da Constituição diz que o o meio ambiente preservada é um direito de todos e é responsabilidade do Estado e da sociedade preserva-la, sabemos que isso está longe da realidade. Torna-se visível e falta de cuidado com o nosso ecossistema, exemplo disso é o descarte errado de materiais recicláveis. Todavia maioria das vezes isso é consequência da falta de concientização do assunto que leva as pessoas a cometerem esse erro.
De acordo com a pesquisa Um Mundo Descartável - O Desafio das Embalagens e do Lixo Plástico -, 54% da população brasileira não sabem como funciona a coleta seletiva, indicando que mais da metade de brasilienses não fazem de forma incorreta a sua reciclagem. Isso traz bastante consequências, como a poluição de mares e rios, a proliferação de doenças, a formação de ilha de lixos e outras problemas relacionados ao discarte de lixo incorreta.
Com o auxílio do Ministério da Educação e o Ministério da Agricultura podemos trazer projetos criativos de concientização ambiental dentro das escolas e universidades brasileiras. Também com o apoio da mídia fazer a divulgação dos três "R's" (reuse, recicle, reutilize). Por fim, com a ajuda da secretaria de cultura de cada estado, realizar palestras gratuitas pelos municípios sobre as causas e consequências da poluição e medidas que podemos tomar para a diminuição dele.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#65784
Consciência ambiental
"Só se pode vencer a natureza, obedecendo-lhe", a frase do filósofo inglês Francis Bacon explicita a importância de se respeitar o meio ambiente para alcançar os avanços sociais. A educação ambiental e ecológica, tem papel fundamental em nos fazer refletir para agir. Pois, proporciona um conhecimento vital para a preservação de recursos naturais. Diante dessa perspectiva, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida interventiva para esse impasse na contemporaneidade.
Em primeira análise, vale ressaltar que no contexto hodierno, o cenário industrial capitalista, em que as produções efêmeras visam ao lucro, contribui maciçamente para o consumo desenfreado, configurando-se como um dos principais motivadores dessa problemática. Outro fator, são as plataformas midiáticas que instigam as pessoas a consumirem cada vez mais. Problema demonstrado na série da plataforma de "streaming" Netflix: (Cidade Invisível) onde mostra os desafios para lidar com o avanço de mega indústrias que acabam afetando o ambiente.
Dessa forma, é inadmissível que um país, promotor de uma Constituição Cidadã, continue passivo diante de sua responsabilidade em promover a ordem e o bem-estar social.Por conseguinte, pode-se afirmar que carros e indústrias, são grandes emissores de gases poluentes; o lixo gerado nas grandes cidades, prejudica o equilíbrio ambiental; o desmatamento provoca danos terríveis ao ecossistema.
Em suma, se faz necessária providência estatal resolutiva para essa questão. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente, através do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) deve desenvolver em parceria com as empresas privadas, com incumbência de financiar as atividades, criar um projeto de orientação e responsabilidade social com o nome "Consciência ambiental aqui tem", já que o Brasil, não dispõe de um plano eficaz para despertar a consciência de preservação na população. Para tanto, tais ações devem ser compostas por uma equipe capacitada de ambientalistas que possuem o desafio de realizar palestras e eventos nas cidades brasileiras. Desse modo, essas ações contribuirão para despertar o interesse das comunidades pelo meio ambiente, pois, o senso de consciência surge quando sabemos de tudo isso e agimos em prol da solução para resolver estes problemas.

Felipe082 cassiahso chihirukiki vitoriac[…]

╭──────────────╯ ✍ ⌕ 𖨂 Correção d[…]

A cultura de assédio no Brasil

No livro “50 tons de cinza” é a[…]

joenir jheromagnoli cassiahso Higorrair

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM