Por AstaGhost
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Dados mostram que a metade da população brasileira sofre com a falta de saneamento básico no país. Embora seja um problema muito antigo, isso ainda continua presente em bairros e periferias. Dessa forma, em razão da falta de debate e de uma lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
Primeiramente, é preciso salientar que o silenciamento é uma causa latente no problema. Segundo Émile Durkheim a sociedade séria mais beneficiada pelo processo educativo, isso mostra que muitos temas devem ser debatidos para que a estrutura pode ser mantida. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a falta de saneamento, o que contribui com o aumento de doenças como a dengue, zika, leptospirose, tornando sua resolução ainda mais dificultada.
Em segundo plano outra causa para a configuração do problema é uma base educacional falha. De acordo com o Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há algum problema social, há como uma omissão educacional. No que tange à essas condições, verifica-se uma forte influencia dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para sala de aula.
Em vista disso, uma comunicação e convívio faz-se diferença. Portanto é preciso que as escolas proporcionem espaços para conversação e interação com alunos e professores em pós horário, para que se debata essas questões, tais como eventos para trazer especialistas na área e aproximar os pais para o ambiente escolar. Além disso esses eventos devem ser aberto para a comunidade a fim de que mais pessoas saibam da importância do saneamento no seu bairro e se tornar cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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