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Por Amandab
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Conforme diz o filósofo Jean Jacques Rousseau, a natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. Em tal sentido, é possível observar como a influência e a manipulação pode levar de um extremo a outro um indivíduo que não tem uma posição e opinião fundamentada.
Primordialmente, é importante ressaltar que a manipulação sobre outra pessoa acontece de forma sutil, ou seja, sem que a pessoa em questão o perceba. Por exemplo, no livro ´´Orgulho e Preconceito`` da escritora inglesa Jane Austen, o personagem Sr. Bingley é fortemente influenciado por Mr. Darcy, seu melhor amigo, a não se casar com a Srta. Bennet devido a sua posição social. Mr. Darcy utiliza de diversas artimanhas, como insinuar que a Srta. Bennet não tinha interesse no Sr. Bingley, enquanto era evidente a afeição dela pelo mesmo.
Trazendo essa teoria para a realidade, é possível recordar o período nazista, no qual os jovens eram totalmente manipulados e influenciados pela figura de Hitler, levando-os a acreditar fielmente na ideologia nazista, fazendo-os contribuir posteriormente com a dizimação de milhões de judeus. Todas essas manipulações se devem a falta de opinião e intelecto fortificado por parte das pessoas. Uma vez que as mesmas não procuram aprimorar a educação, diversas vezes por sequer saberem que o precisam, se torna alvo fácil de manipulação e acabam tendo pensamentos e comportamentos mecânicos.
Diante dessa situação, pôde-se perceber o quanto um indivíduo sem conhecimento e posicionamento, se torna um alvo de manipulação, e como essas manipulações podem levar povos a fazerem coisas ruins. Logo, se vê necessário uma intervenção, na qual pessoas que possuam conhecimentos prévios sobre a situação e têm como objetivo mudá-la, devem fazer grupos e posts nas mídias sociais -visando alcançar tais indivíduo- alertando e ensinando como se prevenir contra esse controle; fazendo assim com que se tornem menos manipuláveis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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