Em primeiro plano, a relação entre a manipulação que leva o homem a coagir com ações nócivas à sociedade não existe apenas na atualidade com o comportamento de manada, já durante o período da Inquisição na Espanha, de 1478, haviam punições para quem não seguisse os costumes e a fé da igreja católica. Correspondente a esse fator, a modernidade ainda coincide com o efeito manada, visto que, algumas religiões optam por manipular os fiéis para obter benefício próprio. Por consequência, a busca pelo rompimento da angústia existencial faz os indivíduos encontrarem na religião um conforto que permite essas doutrinas de terem alto domínio sobre os seguidores, ocasionando assim, na dependência da opinião, e como resultado, na entrega de bens pessoais. Partindo desse pressuposto, esse cenário corrobora com a influência do efeito manada, retirando a autonomia e prejudicando a vida dos que foram induzidos.
Segundo estudos, o homem precisa de apoio e reforço para saber se as decisões tomadas são corretas. De acordo com Nelson Destro Fragoso, é comum que os indivíduos tomem providência conforme a opinião de outras pessoas e não com a própria convicção. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que em evidência política há um incentivo do comportamento de manada nessas decisões, em virtude da interferência governamental que reforça Fake News usando redes sociais para propagá-las coletivamente. Nesse sentido, a disseminação de informações falsas contribui para a insciência e alienação da população, isto é, a manipulação da opção de voto e opinião política. Portanto, é indescritível que o alheamento coletivo seja contido, a fim de previnir a sociedade das consequências do efeito manada.
Diante do exposto, uma solução viável ao problema apresentado seria por meio do Ministério das Comunicações e de ONG's, criando um projeto de moderação nas desinformações e Fake News espalhadas em redes sociais e no geral que se chamaria "união do conhecimento". Nele, os habitantes participariam de palestras, workshops, e debates diretos com político, cientistas, sociólogos e especialistas da área, que mostrariam a importância de obter informações confiáveis para garantir uma concepção não unicamente baseada no coletivo. Ademais, as publicações em mídias sociais seriam supervisionadas e protegidas de forma mais rigorosa, a fim de conter as informações falsas para evitar a manipulação da população garantindo a essência do ponto de vista pessoal. Infere-se, portanto, que o comportamento de manada pode ser combatido se ouver aprendizado e referência adequada para os cidadãos, assim, será possível um futuro com diversidade de opiniões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.