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O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), difundido no Estado Novo, tinha como objetivo censurar e controlar a opinião da população à respeito do governo de Getúlio Vargas. Paralelamente ao contexto histórico, na atualidade, a manipulação da opinião pública está presente, sobretudo, nas mídias de comunicação como decorrência do comportamento de manada da sociedade. Isso se deve à falta de senso crítico do corpo social e tem como consequência o domínio dos influenciadores em relação ao povo.

Precipuamente, deve-se ressaltar o comportamento de manada promovido pela falta de senso crítico próprio dos cidadãos. Nessa perspectiva, na fábula satírica de George Orwell "A Revolução dos Bichos" o autor discorre a história de animais que sofrem sob um regime totalitário, no entanto, não se posicionam para evitá-lo e acreditam em tudo que o governo diz. Diante desse exposto, a obra é uma crítica à esse comportamento humano, uma vez que, as pessoas não desenvolvem um pensamento analítico frente aos problemas da comunidade, não são donas de suas próprias ideias, sempre vão pelo que os outros pensam e deixa para que outras pessoas realizem e efetuem princípios , ficando assim, suscetíveis à todo tipo de manipulação. Dessarte, a ausência do senso crítico traz efeitos negativos à sociedade.

Por conseguinte, é fulcral salientar que a conduta manipulável da coletividade provê para que a ingerência negativa de influenciadores se torne mais difusa. Nesse sentido, no Império Romano foi desenvolvida a 'Política do Pão e Circo', a qual continha o propósito de desviar o pensamento das pessoas para a comida e os espetáculos, fazendo com que o povo ficasse disperso e fácil de controlar. Diante dessa perspectiva, no mundo contemporâneo esse evento é observado no fato de muitos indivíduos se aproveitarem de sua influência no corpo social para propiciar benefícios próprios, em que na maioria das vezes, usam seus adeptos para atacar a dignidade de uma pessoa alheia. Logo, é inadmissível que esse cenário não seja revertido.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos supracitados. Para isso, é imprescindível que os cidadãos brasileiros - conjunto de habitantes do país que possuem direitos e desempenham deveres - ampliem seu raciocínio analítico, por intermédio da leitura de livros, jornais e revistas que irão aumentar a capacidade de compreender e criticar o mundo, bem como os meios midiáticos devem fomentar a fiscalização dos conteúdos postados,com o fito de minimizar o comportamento de manada da população e,consequentemente, a manipulação da opinião pública. Somente assim, se consolidará uma nação com capacidade de questionar e não aceitar tudo que lhe for dito, diferenciando dos antepassados do Estado Novo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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