Em primeira análise, evidencia-se que a indiligência do governo é um fator que potencializa a situação quanto à escassez de escoamento e falta de higiene pública. De acordo com a matéria publicada, pelo portal de notícias (G1), “cerca de 47% dos brasileiros não têm sistemas de esgotamento sanitário." O Estado, como dizia o filósofo Thomas Hobbes, é o responsável por garantir o bem-estar do cidadão em sociedade, e nessa questão, fundos de investimento são necessários para que ocorram obras em locais onde não têm saneamento completo. Contudo, as verbas requisitadas pelo povo ao grupo governamental não são devidamente alcançadas nos bairros de população pobre, então, a ausência de subsídios para a implementação universal de redes de esgotamento, prejudica a saúde e qualidade de vida de seus cidadãos, indo contra a ideologia do filósofo.
Ademais, por consequência da escassez de sistemas de esgoto, há um acréscimo na proliferação de doenças nas comunidades. Nesse viés, é necessário reconhecer que pessoas sem acesso à condições sanitárias básicas estão mais expostas à situações precárias e suscetíveis a contaminação por doenças infecciosas, sendo os de menor favorecimento econômico os mais prejudicados. Dessa forma, urge a solução da problemática.
Portanto, diante do conflito exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas. Sendo assim, cabe ao Estado, órgão responsável pela administração pública de uma nação, por meio do Ministério da Economia, o desenvolvimento de projetos de distribuição de verbas que venham suprir a carência sanitária vigente no país. Com mais investimentos na sanitariedade nacional, poderão ser ampliadas as redes de esgotamento, a fim de que todo o corpo populacional brasileiro tenha acesso a sistemas básicos de escoamento e fique menos exposto a micróbios infecciosos, desse modo, poderá ser alcançada uma realidade utópica como a proposta por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.