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Por anafreitas04
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#104148
Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, isenta de conflitos e problemas. Contudo, é possível afirmar que na conjuntura brasileira contemporânea existe uma realidade distante do ideário apresentado pelo autor, visto que a deficiência de acesso ao saneamento básico acarreta diversos danos ao corpo social. Diante disso, vale salientar e discutir as consequências geradas na problemática, visando o bom funcionamento da coletividade.

Em primeira análise, evidencia-se que a indiligência do governo é um fator que potencializa a situação quanto à escassez de escoamento e falta de higiene pública. De acordo com a matéria publicada, pelo portal de notícias (G1), “cerca de 47% dos brasileiros não têm sistemas de esgotamento sanitário." O Estado, como dizia o filósofo Thomas Hobbes, é o responsável por garantir o bem-estar do cidadão em sociedade, e nessa questão, fundos de investimento são necessários para que ocorram obras em locais onde não têm saneamento completo. Contudo, as verbas requisitadas pelo povo ao grupo governamental não são devidamente alcançadas nos bairros de população pobre, então, a ausência de subsídios para a implementação universal de redes de esgotamento, prejudica a saúde e qualidade de vida de seus cidadãos, indo contra a ideologia do filósofo.

Ademais, por consequência da escassez de sistemas de esgoto, há um acréscimo na proliferação de doenças nas comunidades. Nesse viés, é necessário reconhecer que pessoas sem acesso à condições sanitárias básicas estão mais expostas à situações precárias e suscetíveis a contaminação por doenças infecciosas, sendo os de menor favorecimento econômico os mais prejudicados. Dessa forma, urge a solução da problemática.


Portanto, diante do conflito exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas. Sendo assim, cabe ao Estado, órgão responsável pela administração pública de uma nação, por meio do Ministério da Economia, o desenvolvimento de projetos de distribuição de verbas que venham suprir a carência sanitária vigente no país. Com mais investimentos na sanitariedade nacional, poderão ser ampliadas as redes de esgotamento, a fim de que todo o corpo populacional brasileiro tenha acesso a sistemas básicos de escoamento e fique menos exposto a micróbios infecciosos, desse modo, poderá ser alcançada uma realidade utópica como a proposta por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por DinaAlmeidaM
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#121931
A educação básica é a primeira etapa na formação das crianças. E ela tem se dividido em fases, cada uma com seus objetivos e metodologias definidas. Apesar dessa organização, ainda existem muitos desafios para conquistarmos uma educação de qualidade.
Nas análises de matrículas no ensino infantil, entre as mais de 40 mil escolas privadas, houve uma expansão de 10,6% nas migrações de ensino básico para ensino privado, em relação à 2021. Dessa forma, segundo à pesquisa os alunos da rede básica de ensino estão dando preferência para o ensino privado, pois, as escolas investem melhor na educação, ao contrário da rede pública.
Observando o cenário atual, segundo o artigo 22 da LDB (lei de diretrizes e bases da educação), "a educação básica tem como objetivo desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para progredir em estudos posteriores". Porém, em 2022 por exemplo, foram contabilizadas quedas de 26,5 milhões de matrículas na etapa de ensino básico, totalizando uma diminuição de 2,7% em relação à 2018. Tendo o motivo de que não estão tendo profissionais qualificados, alimentação adequada e tempo de qualidade nas escolas para todos. Com isso, podemos ver que os estudantes não estão garantindo a formação comum, considerada indispensável para o futuro.
Por conseguinte, a trajetória de muitas crianças abordam as desigualdades educacionais. Cabe ao Ministério da Educação investir, e junto com os educadores, criarem um projeto com estratégias inovadoras para atrair e manter os alunos na escola. Onde todos os alunos tenham acesso à oportunidades de aprendizagem.
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