Avatar do usuário
Por viitt
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91555
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade, por medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito à valorização da arte com autoria feminina. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de representatividade e da lenta mudança na mentalidade social.

Dessa forma, em primeira análise, a ausência representativa é um desafio presente no problema. Nessa perspectiva, Rupi Kaur diz que "a representatividade é vital". Contrariamente, no Brasil há um entrave na representação e valorização da arte feminina, visto que, estas são desacreditadas pela grande maioria apenas por serem mulheres. Assim, para criar um país igualitário para todos os gêneros é necessário que a representatividade seja vista como algo vital.

Em paralelo, a lenta mudança na mentalidade social também se configura como um problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, percebe-se que a desvalorização da arte feminina é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo que as mulheres foram feitas para serem donas de casa, uma vez que, se as pessoas crescem em um ambiente intolerante e machista, a tendência é adotar esse comportamento, o que torna sua solução mais complexa.

Portanto é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, as prefeituras, em parceria com o governo do Estado, devem criar programas educacionais, por meio de palestras e exposições de obras feitas por mulheres, a fim de acabar com a falta de representatividade da arte feminina e incentivar a valorização das mesmas. As palestras e exposições podem acontecer em escolas ou centros culturais e serem divulgadas nas redes sociais. Paralelamente é preciso intervir sobre a lenta mudança na mentalidade social. Dessa forma, será possível sair de sua zona de conforto, como mencionado no mito da caverna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
119 Exibições
por Th2804
0 Respostas 
3562 Exibições
por Nie
0 Respostas 
26022 Exibições
por Nie
0 Respostas 
14114 Exibições
por mari101
0 Respostas 
2390 Exibições
por Maiara1000
0 Respostas 
1316 Exibições
por Ericjosee
0 Respostas 
863 Exibições
por kellybmsj
0 Respostas 
530 Exibições
por Laraf65
0 Respostas 
118 Exibições
por c4nteiros
0 Respostas 
90 Exibições
por thauanyy0

Na obra "Utopia" de Thomas More,[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na obra "Utopia", do autor Thoma[…]

O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM