2- Sempre usar a máscara quando estiver em um ambiente público. De preferência trocar de máscara aproximadamente após 3 horas de uso ou quando a máscara estiver úmida.
3- Nunca colocar as mãos na máscara. Se houver necessidade de ajuste, segure pelas extremidades onde a máscara é fixada nas orelhas. Se precisar limpar o suor ou coçar, por exemplo, você pode utilizar a parte de dentro do antebraço, aquela parte que quase nunca toca as superfícies.
4- O álcool 70% pode e deve ser usado como complemento sempre que não estiver em um ambiente onde fica difícil de lavar as mãos, sempre que estiver em locais de maior risco de contágio ou depois de tocar em superfícies que não seja do seu uso exclusivo. É importante saber que o álcool mais concentrado (mais puro) evapora mais rápido e não é eficiente para matar o vírus. Já o álcool mais diluído (mais fraco) também não consegue atravessar a barreira que protege o material genético do vírus e também não é eficiente.
5- Nunca frequente aglomerações. Inclusive a lenda de que as festas ou bailes possuem os mesmos riscos dos transportes públicos é mentira. Só pelo fato de falar alto já aumenta a possibilidade de contágio e os perigos ainda são maiores porque nas festas é comum que muita gente retire a máscara ao mesmo tempo para beber e comer e continuam conversando sem nenhum tipo de proteção.
6- Manter o distanciamento social também é muito importante neste momento tão delicado. Então, sempre que possível, fique aproximadamente um metro e meio das outras pessoas.
7- Não é hora de abraços e beijos. Hoje, a melhor demonstração de carinho é o distanciamento.
8- Ao chegar em casa procure que todos deixem os sapatos em um cantinho próximo da porta.
9- Arrume um local para guardar as roupas da rua separadamente. Isso pode ser feito usando uma sacola de mercado, por exemplo. O ideal é ter uma roupa só para usar em casa.
10- Após mudar de roupa o melhor é tomar um banho. Caso não der, lave bem as mãos antes de tocar nas coisas de casa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada