Primeiramente, é fundamental promover campanhas educativas que alertem os cidadãos sobre a importância da separação correta do lixo e do descarte em locais apropriados. Isso pode ser feito por meio de propagandas na mídia, palestras nas escolas e distribuição de material informativo.
Além disso, é preciso ampliar a rede de coleta seletiva em todo o país. Investimentos devem ser feitos para que cada município possua estrutura adequada para receber os resíduos recicláveis, incentivando assim a sua correta destinação.
Outra iniciativa importante é aumentar a fiscalização das empresas responsáveis pela coleta e destinação final do lixo. É necessário garantir que essas organizações atuem de acordo com as normas estabelecidas por lei, evitando assim o despejo ilegal de resíduos e penalizando os infratores.
Além disso, o governo deve adotar políticas públicas que facilitem a implantação de unidades recicladoras em diferentes regiões do país. Isso estimularia a economia circular e geraria empregos na cadeia do reciclável.
Como resultado dessas intervenções sugeridas, espera-se uma redução significativa na produção e no descarte ilegal de lixo no Brasil. Dessa forma, estaríamos dando um importante passo para preservar o meio ambiente, garantir a saúde da população e promover uma sociedade mais sustentável.
Título: Combate ao lixo ilegal: medidas para preservar o meio ambiente e promover uma sociedade sustentável
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.