Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a cultura do desperdício como uma das causas do problema. Neste sentido, os brasileiros desperdiçam muito material que ainda pode ser reutilizados e reciclados. Do mesmo modo o desperdício de comida, que chega a 40 quilos por brasileiro ao ano. Com altas taxas de desperdício, torna-se impossível o controle de lixo produzido no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de infraestrutura como impulsionador do descarte ilegal de lixo no Brasil. O país produz aproximadamente 3870 quilos de lixo a cada 10 brasileiros por ano, más apenas 42% são coletados. Assim, grande parte da população obriga-se a fazer o descarte incorreto de lixo, por falta de locais ideais para descarte e uma organização para o lixo chegar até esses locais.
Conclui-se, portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o ministério do meio ambiente por intermédio de campanhas e publicidades, promova controle de desperdício do material que pode ser reutilizado/reciclado e organização da coleta de lixo, a fim de diminuir o lixo produzido e levar o mesmo a locais corretos. Desta forma melhorando a ruim infraestrutura do país provocada pela industrialização tardia durante a revolução industrial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada