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Por Claudio26
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O desenho “A turma da Mônica” narra cenas mencionando que o planeta terra está doente
devido à poluição do meio ambiente e principalmente com a destruição da floresta.
Analogamente, o desmatamento florestal é um impasse que persiste na sociedade brasileira.
Nessa perspectiva, percebe-se a negligência educacional e isso contribuí para a ausência de
consciência de grande parte das pessoas em fazer a derrubada da mata e pôr fogo. Logo, essa
realidade constitui um desafio a ser resolvido.
Diante desse cenário, deve se destacar a ignorância educacional com um agravo para o público
na fase de criança. Sob essa ótica, segundo o Nelson Mandela, a educação é a defesa mais
poderosa para mudar o mundo. Em suma, o ensino é fundamental a todos os indivíduos para
obter uma comunidade mais eficaz. Sendo assim, o desconhecimento da população é
preocupante, pois muitas das pessoas estão preocupados em fazer plantações e criação de
gados, e não pensam sobre o mau que faz a fauna e flora que reside na mata. Dessa forma, é
necessário encontrar caminhos para combater a negligência educacional.
Por conseguinte, a falta de consciência gerada pela população é uma problemática na
civilização. Visto que conforme a Erika Berenguer, os indivíduos fazem o desmatamento
florestal para fazer aplicação de capim como alimento de animais, vendas de madeiras e
construção de casas, de modo a ganhar lucros com as árvores, sem pensar nos pontos
negativos que consequentemente podem existir mediante a colocação de fogo e derrubada
das plantas. Assim, é inadmissível que esse cenário perdure na pátria.
É evidente, portando, que medidas sejam necessário para resolver o revés. Para isso, compete
ao Instituto brasileiro do meio ambientes- IBAMA, órgão responsável por proteger o meio
ambiente, com o ministério da Educação, que trata da política nacional de ensino, deve
realizar ações em escolas, praças, por meio de palestras, debates em sala de aula, a fim de
trazer conhecimento para todos os alunos da importância do cuidado coma floresta. Além
disso, aumentar a fiscalização, monitoramento e controle ambiental, com intuito de
tranquilizar a ter acesso de pessoas que queiram fazer o desmatamento. Com isso, espera-se,
assim, obter a preservação da floresta tropical.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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