Página 1 de 1

Como preservar a floresta Amazônica

Enviado: 17 Mai 2022, 13:07
por Agleovane
É notório falar que a floresta Amazônica, é a maior floresta tropical do mundo. Assim sendo, uma das mais ricas em diversidade de espécies. Entretanto, ela está perdendo esse título, por decorrência de ações humanas. Porém, existe caminhos que devemos seguir, se quisermos preserva-la, como o reflorestamento e a busca de garimpos ilegais que derrubam árvores para haver mais espaços.
Em primeiro lugar, o reflorestamento é de grande importância, pois consiste em plantar espécies nativas em algum local descampado. De acordo com o Ibama, cerca de 17% da floresta original foi desmatada, consequência do avanço da agropecuária. Em vista, uma conciliação com grandes ou pequenos fazendeiros seria uma opção a ser tomada, para que tal ação seja feita
Ademais, os garimpos ilegais, ocasiona uma série de prejudicaçao para o ecossistema. Na mini-serie "Aruanas", na qual ocorre na floresta Amazônica, o garimpo ilegal é um dos problemas retratados. Contudo, ja dizia o pensador brasileiro Gustavo Souza Pinho " Para todo o problema, há uma solução", a monitoração diariamente dos garimpos, seria um caminho a ser seguido.
Nessa linha de raciocínio, o reflorestamento e o monitoramento dos garimpos ilegais são medidas na qual o governo e a população deve tomar, utilizando a tecnologia a seu favor como meio de monitoramento e de manifestação. A floresta Amazônica, não é o pulmão do mundo, mas e o berço de grandes pesquisas que, futuramente serão importantes para a humanidade, por isso devemos preserve-la.