Em primeiro lugar, o reflorestamento é de grande importância, pois consiste em plantar espécies nativas em algum local descampado. De acordo com o Ibama, cerca de 17% da floresta original foi desmatada, consequência do avanço da agropecuária. Em vista, uma conciliação com grandes ou pequenos fazendeiros seria uma opção a ser tomada, para que tal ação seja feita
Ademais, os garimpos ilegais, ocasiona uma série de prejudicaçao para o ecossistema. Na mini-serie "Aruanas", na qual ocorre na floresta Amazônica, o garimpo ilegal é um dos problemas retratados. Contudo, ja dizia o pensador brasileiro Gustavo Souza Pinho " Para todo o problema, há uma solução", a monitoração diariamente dos garimpos, seria um caminho a ser seguido.
Nessa linha de raciocínio, o reflorestamento e o monitoramento dos garimpos ilegais são medidas na qual o governo e a população deve tomar, utilizando a tecnologia a seu favor como meio de monitoramento e de manifestação. A floresta Amazônica, não é o pulmão do mundo, mas e o berço de grandes pesquisas que, futuramente serão importantes para a humanidade, por isso devemos preserve-la.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.