#64558
São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas devem ser tratadas com a mesma importância. Sob essa ótica, percebe-se que o pensamento do filósofo é contrariado, uma vez que não existe mobilidade dos brasileiros quanto à preservação da cultura indígena no país. Assim, entre os fatores que corroboram esse cenário, estão o preconceito, juntamente com uma educação lacunar.
Nessa perspectiva, denuncia-se um estigma preconceituoso como um dos causadores do imbróglio. Conforme o filósofo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, muitos brasileiros continuam a ter uma visão dos indígenas de maneira errada, enraizada desde o descobrimento do Brasil, quando eles eram, muitas vezes, considerados inferiores na sociedade. Desse modo, a cultura dos índios tem sua face moldada injustamente, o que impede sua valorização e, como consequência, sua preservação.
Outrossim, observa-se que a educação possui estreita relação com a preservação da cultura indígena. Segundo o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nesse sentido, muitas tribos indígenas não conseguem ter acesso a direitos que deveriam ser para todos, como a educação. Dessa forma, sem acesso, em uma sociedade onde ela é essencial na comunicação, os índios são prejudicados por não conseguirem passar seus conhecimentos para outras pessoas.
É evidente, portanto, que tais entraves precisam ser solucionados. Para que isso ocorra, cabe ao Ministério da Cidadania, por intermédio das escolas, promover debates sobre a preservação da cultura indígena no Brasil, a fim de que as pessoas possam deixar suas visões distorcidas sobre esses povos de lado e possam perceber que eles também fazem parte do país. Ademais, some-se a isso um projeto chamado "Educação para todos", que por meio do Estado, envie investimentos para diversas tribos indígenas, de modo a facilitar o acesso à educação e aumentar a valorização dessa parcela da sociedade. Dessa maneira, o pensamento de São Tomás de Aquino fará parte da realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

EmillyySilva poderia me ajudar a corrigir essa r[…]

igualdade a todos

A constituição federal de 1988, docu[…]

A obra da artista brasileira Tarsila do Amaral &ls[…]

geoca , obrigadaaaa pelas correção❤[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM