Por Mvmm
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A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem ser reverberado com ênfase na pratica quando se observa a preservação da cultura indígena no Brasil atual, dificultando a universalização deste direito social.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o desaparecimento da cultura indígena. Nesse sentido, temos aproximadamente 1,42% de escolas indígenas no Brasil. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de genantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no Brasil.
Ademais, é fundamental apontar a falta da cultura indígena na mídia como impulsionador do desaparedimento da cultura indígena no Brasil. Segundo José Carlos, os jovens índios estão buscando por meio da tecnologia um modo de viver, para serem aceitos perante a sociedade. Diante de tal exposto terminam por adotar outra cultura e esquecem de sua cultura materna. Logo é inadmissível que esse cenário continue a pendurado.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso e imprescindível que o Estado, por intermédio da mídia, divulgue a cultura indígena e a criação de ONGs, a fim de preservar a cultura materna. Assim se consolidará uma sociedade mais segura na sua cultura, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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