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Por Johann
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#97707
O filósofo Coreano Byung-Chul Han, em sua obra "Sociedade do cansaço", acentua que, hodiernamente, as pessoas são pressionadas por inúmeros estímulos, ideias e pensamentos, lugar suscetível à alienação. Nesse sentido, no Brasil, a cultura da dieta - movimento caracterizado por busca de corpos perfeitos e depreciação corporal - é chamariz para diversos conflitos mentais. Visto isso, é necessário explorar seus pilares: a internet e escassez de educação no Brasil.

Nesses viés, o espaço virtual, catalisador de diversos conflitos sociais e psíquicos, é o principal responsável pela perpetuação do caso. Dietas, truques e preceitos são publicados frequentemente no ambiente, tentando os usuários a seguirem e compartilharem o conteúdo com os demais, assim, fomentando num sentimento de aclamação aos padrões de beleza e corpos impostos. Sob essa lógica, o pensador Blaise Pascal contrapõe: "O pensamento faz a grandeza do homem", denota-se, portanto, que nos últimos tempos, há o crescimento da alienação, tal como, a procura dos indivíduos em atender as expectativas incentivadas pelos influenciadores digitais e pela mídia. Dessa maneira, observa-se como a rede é capaz de influenciar negativamente a autoestima e aceitação corporal pessoal.

Ademais, destaca-se, a ausência de ensinos escolares sobre comportamento na web, assim como, inteligência emocional. Segundo o educador Rubem Alves, as escolas podem ser como gaiolas, isto, quando não estimulam a arte do pensamento e consciência, arauto de mentes limitadas. Há, ainda, a falta de investimentos estatais no setor educacional, e na capacitação de profissionais da área. Portanto, temáticas como: saúde mental e conduta online são banalizados.

Destarte, urge que o ministério da educação - principal órgão que rege a esfera educacional – remodele a base nacional comum curricular - BNCC -. Isto, por meio da adição de matérias sobre inteligência emocional e psicologia, assim como, contratação maior de psicólogos para atuação escolar, a fim de nortear os estudantes com conhecimentos pertinentes sobre a temática. Cabe, ainda, às escolas, promoverem a divulgação de folhetos informativos e a criação de cartazes, com intuito de disseminar a importância do tema. Somente assim, um mundo menos alienado e superficial, como defende Blaise Pascal, será testemunhado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Johann
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#97708
@Anna1 , @Myllene02 @Santos26 , podem corrigir pls :)
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Por Myllene02
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#97736
C1 - Boa escrita, porém, Ministério da Educação é nome próprio e deve ter iniciais maiúsculas.
C2 - O tema dessa redação é muito ambíguo, é sobre saúde mental ou dieta maluca?
C3 - No parágrafo 2, poderia ter relacionado melhor o seu repertório com a argumentação. No parágrafo 3, faltou relacionar a argumentação com o tema, causando uma confusão sobre o que você se referia, além de ter pouco aprofundamento.
C4 - Estrutura boa mas pode organizar um pouco mais.
C5 - preencheu todos os requisitos.

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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Por Myllene02
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#97737
Não sou profissional, fique à vontade para discordar, se quiser. Espero ter ajudado. :)

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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Por meugeniafo
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#97744
Oi! Dei uma olhada na tua redação e, em suma, pude identificar dois pontos principais que você pode reforçar: a C1 e a C3. Teu texto tem alguns desvios gramaticais recorrentes do uso da vírgula e tem desvio quanto à estrutura sintática (que é a parte de construção dos períodos do teu texto). Então é uma boa revisar o uso da vírgula e pesquisar sobre o tópico de "justaposição sintática", que foi exatamente o erro que eu identifiquei. Garanto que isso vai fazer com que a sua nota da C1 aumente. Fora isso, é só a questão de dois erros de grafia maiúscula/minúscula na palavra "Coreano", que deveria ser minúscula e o "ministério da educação", que é escrito com letra maiúscula.

Quanto à C3, vou comentar junto à C2. Também penso que dava para relacionar melhor o repertório no D1, por isso pontuei desse jeito na C2/C3. Mas tratando-se da tua argumentação em si, seria interessante detalhar mais o D2 e desenvolver mais a ideia da escassez do debate nas escolas, ao invés de acrescentar mais tópicos. Sempre que estiver escrevendo tua argumentação, tenta pensar: "como isso se relaciona ao tema? Como isso se relaciona ao repertório que eu trouxe?". Isso vai te ajudar a argumentar melhor! E vai te ajudar a ter um filtro, porque tudo o que colocamos no texto, temos que abrir uma discussão.

Em relação à C4, eu notei que você trouxe sim alguns operadores, mas identifiquei inadequação nos "istos" isolados. É porque, no caso de usar "isso/isto" para retomar uma informação previamente citada, a opção correta é o "isso". O isto se usa quando você quer se referir a uma informação que ainda não foi mencionada no texto, que será mencionada "no futuro", entende? Fora isso, a C5 tá ótima. Apresentou todos os elementos, resolveu os problemas e retomou à introdução! :D

Vale ressaltar que é meu ponto de vista como amadora. Qualquer dúvida, pode falar comigo!

Do something today that your future self will thank you for.
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Por Johann
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#97812
Myllene02 escreveu:C1 - Boa escrita, porém, Ministério da Educação é nome próprio e deve ter iniciais maiúsculas.
C2 - O tema dessa redação é muito ambíguo, é sobre saúde mental ou dieta maluca?
C3 - No parágrafo 2, poderia ter relacionado melhor o seu repertório com a argumentação. No parágrafo 3, faltou relacionar a argumentação com o tema, causando uma confusão sobre o que você se referia, além de ter pouco aprofundamento.
C4 - Estrutura boa mas pode organizar um pouco mais.
C5 - preencheu todos os requisitos.
Mt obrigado <3
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