Ao iniciar a vida escolar, o indivíduo é alfabetizado e incentivado a praticar o que aprendeu através da leitura de livros adequados ao seu grau de conhecimento. No entanto, com o passar dos anos, as aulas de português e literatura se tornam mais teorias, afastando-se de sua proposta inicial. Com isso, deve-se destacar a ausência de estímulos ao ingresso ao mundo literário como um dos complicadores do problema, uma vez que a grade escolar foca em conteúdos cobrados no vestibular e deixa de lado as tarefas sobre livros e as rodas de leitura praticadas durante a alfabetização. Como consequência desse panorama, tem-se uma quantidade cada vez menor de jovens interessados pela literatura.
Além disso, observa-se uma relação direta entre o desinteresse pela leitura de livros clássicos e a linguagem ultrapassada usada neles. Um livro escrito por Machado de Assis, por exemplo, é dotado de palavras pouco usadas na época atual, o que desistimula o jovem a continuar sua leitura, já que não compreende o que lhe foi apresentado.
Assim sendo, é evidente que o desinteresse do jovem pela literatura configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, a escola, visando atingir essa problemática, deve agir através de campanhas de incentivo a leitura e aplicações relacionadas ao que foi lido, de modo a estimular o ingresso de seus alunos no mundo literário. Ademais, dentro desse mesmo plano, as editoras de livros devem adaptar obras antigas à linguagem atual, com a finalidade de aumentar o interesse dos jovens em relação aos clássicos. Somente assim, as pessoas se tornarão parecidas com a personagem Hermione e a questão será minimizada no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.