Por JNakamura
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Criado pela britânica J.K. Rowling, a saga Harry Potter tem como uma de suas principais personagens a bruxa Hermione, uma garota que costuma passar seu tempo livre lendo livros clássicos. Constantemente, Hermione é alvo de chacota por seu amigo Ron, que diz não entender como ela consegue ler tanto. Fora das telas, a realidade do país não difere da aludida, uma vez que, no Brasil, o desinteresse dos jovens pela literatura clássica – exemplificada na ficção pelo personagem Ron – ainda é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só a ausência de estímulos ao ingresso ao mundo literário, mas também a falta de adaptações de obras antigas.
Ao iniciar a vida escolar, o indivíduo é alfabetizado e incentivado a praticar o que aprendeu através da leitura de livros adequados ao seu grau de conhecimento. No entanto, com o passar dos anos, as aulas de português e literatura se tornam mais teorias, afastando-se de sua proposta inicial. Com isso, deve-se destacar a ausência de estímulos ao ingresso ao mundo literário como um dos complicadores do problema, uma vez que a grade escolar foca em conteúdos cobrados no vestibular e deixa de lado as tarefas sobre livros e as rodas de leitura praticadas durante a alfabetização. Como consequência desse panorama, tem-se uma quantidade cada vez menor de jovens interessados pela literatura.
Além disso, observa-se uma relação direta entre o desinteresse pela leitura de livros clássicos e a linguagem ultrapassada usada neles. Um livro escrito por Machado de Assis, por exemplo, é dotado de palavras pouco usadas na época atual, o que desistimula o jovem a continuar sua leitura, já que não compreende o que lhe foi apresentado.
Assim sendo, é evidente que o desinteresse do jovem pela literatura configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, a escola, visando atingir essa problemática, deve agir através de campanhas de incentivo a leitura e aplicações relacionadas ao que foi lido, de modo a estimular o ingresso de seus alunos no mundo literário. Ademais, dentro desse mesmo plano, as editoras de livros devem adaptar obras antigas à linguagem atual, com a finalidade de aumentar o interesse dos jovens em relação aos clássicos. Somente assim, as pessoas se tornarão parecidas com a personagem Hermione e a questão será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Banzai
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#80925
Oi, obrigado por corrigir a minha redação lá. Não sou especialista nem nada, mas o único ponto que eu procuraria alterar é:

- Achei seu D2 um pouco vazio, seu D1 tá muito completo mas o D2 nem tanto. Procuraria desenvolver melhor o seu argumento ali (linguagem ultrapassado dos clássicos literários).

No geral, tá muito bom. Os repertórios e a maneira que você utilizou eles foi bem produtivo.

Parabéns!
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