Por JuC5854
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#42305
No documentário "O Dilema das Redes" o ex-CEO do Google, Tristan Harris diz: "Se você não compra um produto, você é o produto". Nos tempos atuais, essa frase se torna aplicável em diversos aspectos como os meios comunicativos e as redes sociais. Nos meios de comunicação, ocorre a manipulação de dados para que o público fique preso àquilo de forma que os meios ganhem dinheiro ou até mudar opiniões.
Em primeira análise vemos como a manipulação de fatos e informações podem causar consequências graves a uma sociedade. Um exemplo é quando um candidato a presidência acusa o outro de fraude eleitoral mesmo que não haja provas, Seus apoiadores, como consequência, começam a acusar o candidato opositor. Isso pode causar manifestações entre grupos e terminar em violência. Isso mostra como a liberdade de informação pode ser usada não só para a demonstração de fatos e opiniões, mas também para manipular as pessoas ouvintes e para benefício próprio.
Além da análise de como a liberdade de informação pode ser manipulada e mudar o modo de vida, devesse analisar como esses meios usam as pessoas como forma de monetização e ainda abusando dos direitos, como a privacidade. Na série "Grey's Anatomy", o diretor do hospital usa a imagem de uma menina doente e da fragilidade de seus pais para fazer um programa que beneficie a imagem do hospital. Os abusos são diversos como a exposição de informações sigilosas tais como investigações policiais, informações das vidas particulares de pessoas famosa e notícias sensacionalistas muitas vezes grandes mentiras. Isso tudo para prender o público a faze-lo consumir aquele conteúdo, gerando dinheiro.
Assim, a liberdade de informação é muitas vezes manipulada para parecer atraente e mudar pensamentos. E os abusos são a forma de prender o público e monetizar em cima disso. Logo, para garantir a liberdade de informação sobre a verdade e o fim dos abusos, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve criar medidas punitivas e também medidas que assegurem o ouvinte de que ele ouve ou lê algo verdadeiro e com fundamentos por meio de um projeto de leis e medidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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