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Por Maria1904
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A liberdade de informação está incluída no artigo quinto da Constituição Cidadã, onde é prevista a garantia da liberdade de expressão. Porém, é ingênuo pensar que todos sabem usitar desse direito adequadamente.
Após a Terceira Revolução Industrial houve um amplo avanço na área tecnológica possibilitando maior acesso aos meios de comunicação. Devido a isso, a influência da mídia alcançou um número exorbitante da população. Aumentando assim o poder de manipulação exercido por esse meio, que diariamente comete abusos ao distorcer informações com o intuito de beneficiar um grupo específico.
Além disso, por meio de jornais, revistas, blogs e programas televisivos, a difusão do medo na sociedade se torna frequente. Tal circunstância é promovida a partir de notícias sobre a violência, uma vez que a educação de baixa qualidade, disponibilizada pela rede pública, favorece a formação de cidadãos vulneráveis a qualquer tipo de ideologia.
Torna-se visível, portanto, que há inúmeros fatores contribuintes para a situação problemática. Por conseguinte, os meios de comunicação devem agir de modo que respeite os princípios fundamentais da ética e da moral, fazendo a divulgação de notícias de forma neutra. É dever do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, promover palestras destinadas a população que tratem sobre os abusos dos meios de comunicação e a alienação. Ademais é necessário efetuar melhorias na educação pública, para que as crianças desde cedo desenvolvam senso crítico, pois como disse Augusto Cury "nada é tão perigoso para aprisionas a inteligência do que aceitar passivamente as informações".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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