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Por besourokafka
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#129053
No livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, é retratada uma família que vaga pelo nordeste sem documentos e cadastros bancários, ou seja, invisíveis socialmente. Nesse contexto, pode-se observar que a realidade de muitos brasileiros é similar à obra. Dessa forma, infelizmente, estes, tornam-se desvalidos das garantias cidadãs e bancárias. Sendo, a ausência de internet e a insegurança da população, empecilhos para a garantia de acesso à cidadania a essas pessoas.
   Em primeiro lugar, o acesso restrito a internet corrobora para desvalorização de parte da população. Desse modo, cabe salientar a omissão estatal como fator que perpetua a questão. Tal órgão que, segundo Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã", deve garantir a administração do corpo social e o bem-estar do mesmo. Porém, tal órgão falha, ao não elaborar políticas efetivas para auxiliar essa parcela de cidadãos. Por conseguinte, a inviabilização dos direitos a esses indivíduos torna-se regra enquanto o governo não tomar medidas a favor destes.
  Em segunda análise, a ausência de conhecimento da sociedade acerca das tecnologias bancárias agrava o revés. Segundo Nelson Mandela, o conhecimento é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Porém, tal conhecimento não é disseminado, dado que diversas pessoas não possuem informação em relação a assuntos bancários devido à omissão estatal em propagar informatização à sociedade. Por conseguinte, os direitos bancários como conta corrente e mobile banking são violados.
  Portanto, para garantir a cidadania e a bancarização da população, o Governo Federal, órgão administrador da Nação,  deve implementar um canal aberto de educação bancária, além da criação de internet pública por meio de verbas estatais, a fim de informar e bancarizar a população. Tornando concreta, assim, a tese de Hobbes.










Pode corrigir minha redação pra concurso pfv? :D

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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por lais458
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#129326
@besourokafka

- Sua introdução apresenta bem o contexto do livro "Vidas Secas" e estabelece uma relação com a realidade atual.
- Sugiro que você seja mais direto na apresentação do problema central, evitando rodeios.
- No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você aborda a falta de acesso à internet como um fator limitante para a cidadania.
- É importante conectar essa questão com a invisibilidade social mencionada no início.
- Procure exemplificar como o acesso à internet poderia contribuir para ampliar as oportunidades dessas pessoas.
- No segundo parágrafo de desenvolvimento, você destaca a falta de conhecimento sobre tecnologias bancárias como outro obstáculo.
- Aqui também seria interessante trazer exemplos concretos ou dados que evidenciem essa realidade.
- Sua proposta está adequada ao contexto apresentado na argumentação.
- Para enriquecer ainda mais sua proposta, sugiro detalhar como exatamente o governo poderia implementar essas medidas (canal aberto de educação bancária e criação de internet pública).
- Utilize conectivos adequados para articular melhor as ideias ao longo do texto.
Exemplo: "Além disso", "Por conseguinte", "Dessa forma".
- A conclusão retoma os pontos discutidos no texto e reforça a importância da atuação governamental nesse cenário.

Em resumo, sua redação possui boas ideias e argumentações pertinentes ao tema proposto. Para melhorar seu texto, sugiro trabalhar na conexão entre os argumentos apresentados em cada parágrafo e enriquecer suas análises com exemplos mais específicos da realidade brasileira relacionados à exclusão social e bancária.

Se precisar de mais alguma orientação ou esclarecimento sobre algum ponto específico, estou à disposição!
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Por besourokafka
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#129374
lais458 escreveu:@besourokafka

- Sua introdução apresenta bem o contexto do livro "Vidas Secas" e estabelece uma relação com a realidade atual.
- Sugiro que você seja mais direto na apresentação do problema central, evitando rodeios.
- No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você aborda a falta de acesso à internet como um fator limitante para a cidadania.
- É importante conectar essa questão com a invisibilidade social mencionada no início.
- Procure exemplificar como o acesso à internet poderia contribuir para ampliar as oportunidades dessas pessoas.
- No segundo parágrafo de desenvolvimento, você destaca a falta de conhecimento sobre tecnologias bancárias como outro obstáculo.
- Aqui também seria interessante trazer exemplos concretos ou dados que evidenciem essa realidade.
- Sua proposta está adequada ao contexto apresentado na argumentação.
- Para enriquecer ainda mais sua proposta, sugiro detalhar como exatamente o governo poderia implementar essas medidas (canal aberto de educação bancária e criação de internet pública).
- Utilize conectivos adequados para articular melhor as ideias ao longo do texto.
Exemplo: "Além disso", "Por conseguinte", "Dessa forma".
- A conclusão retoma os pontos discutidos no texto e reforça a importância da atuação governamental nesse cenário.

Em resumo, sua redação possui boas ideias e argumentações pertinentes ao tema proposto. Para melhorar seu texto, sugiro trabalhar na conexão entre os argumentos apresentados em cada parágrafo e enriquecer suas análises com exemplos mais específicos da realidade brasileira relacionados à exclusão social e bancária.

Se precisar de mais alguma orientação ou esclarecimento sobre algum ponto específico, estou à disposição!


Eu mencionei invisibilidade social no final do D1 então eu conectei com meu argumento não? Thank you pela correção!
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