Em primeira análise, vale destacar que o racismo surgiu nos séculos XVI e XVII, quando a cor do dinheiro era mais importante que a cor da pele. Tal quadro deveria ser facilmente superado com a aplicação da Lei Áurea em 1888 - lei que pôs fim a quase quatro séculos de escravidão no Brasil. No entanto, a lei não representou nenhuma mudança significativa para os negros; já que a discriminação racial é um fator importante para justificar a mortalidade dos negros nas ações policiais.
Além disso, não há comando para diferenciar os demais cidadãos durante as ações policiais. Nessa perspectiva, segundo o rapper brasileiro Cesar MC, os humanos são maus, no fundo a maldade resulta da escolha que temos nas mãos. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que esse infeliz cenário está fortemente atrelado às dignidade e ao preconceito dos demais policiais.
Enquanto o racismo e a dificuldade para diferenciar os cidadãos se mantiver, o Brasil permanecerá distante de alcançar o bem-estar social. Cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Estado proporcionar punições mais severas aos policiais e também aumentar o número de negros na polícia, para que haja uma representatividade maior. Para assim, espera-se que, com essa medida, que a mortalidade dos negros seja paulatinamente erradicado. Afinal, segundo a ativista Angela Davis, "se todas as vidas importassem, nós não precisaríamos proclamar enfaticamente que a vida dos negros importa."
@maiconpgtu
@EmillyySilva
@ellis
@Gigi123
@gigi
@Marinara
@Mar1ana
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.