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#59496
Uma das personagens da série Grey's Anatimy é a médica Arizona, uma mulher que, devido a um acidente de avião, perde uma de suas pernas e passa a enfrentar desafios por conta disso. Fora das telas, a realidade não difere da aludida, uma vez que, no país, o sentimento de invalidez nos deficientes é um problema que precisa ser resolvido. Dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas devido não só à falta de representatividade para com esses indivíduos, mas também à escassez de acessibilidade na infraestrutura brasileira.
Deve-se destacar, de início, a falta de representatividade dos deficientes como um dos complicadores do problema. Mesmo em filmes e séries inspirados na realidade atual, é muito raro encontrar personagens que apeesentem algum tipo de deficiência, o que faz com que os expectadores desse grupo sintam-se excluídos da sociedade por não estarem retratados nas obras que deveriam apresentar verossimilhança.
Outro ponto decisivo para a nutrição do sentimento de invalidez nos deficientes é a escassez de locais com acessibilidade. Como exemplo disso tem-se, espalhados pelo Brasil, prédios sem elevadores e asfaltos emburacados, que dificultam a locomoção dos deficientes usuários de cadeiras de rodas.
Assim sendo, é evidente que o sentimento de invalidez nos deficientes configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, os estúdios de cinema e mídias televisivas devem aumentar a representatividade desse grupo, através de contratações de atores deficientes em suas produções. Além disso, o Governo Federal deve liberar verbas para seus municípios, de modo a estimular reformas em suas infraestruturas e estabelecer acessibilidade em seus territórios. Somente assim, os deficientes se sentirão inclusos na sociedade e a questão do sentimento de invalidez será minimizada no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Alfabetização

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