• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#75377
O respeito a diversidade é essencial para construir um mundo mais justo e inclusivo. Por isso, é necessário disseminar a importância da heterogeneidade na composição da sociedade, principalmente no âmbito corporativo, pois as empresas possui um papel social muito importante no fomento à multiplicidade cultural. Nesse sentido, cabe destacar os fatores que favorecem esse quadro.
Inicialmente, vale ressaltar que mesmo o Brasil tendo sua população composta em sua maioria por pretos e pardos, a presença desses em cargos com poder de decisão não chega a 5%. Sendo assim, é necessário não só uma inclusão dos negros no mercado de trabalho, é preciso que as que as empresas crie políticas de incentivo à capacitação profissional destinadas a eles. Pois um oficio traz dignidade ao homem.
Ademais, uma empresa que adota uma postura madura em relação a multiplicidade cultural estará agregando valor à sua companhia. Pois uma organização que valoriza a diversidade está cumprindo com o seu papel social, isso contribui para que ela seja bem vista. Além disso, o aprendizado que a equipe tem sobre o tema no trabalho, é disseminado em outros ambientes da sociedade pelos próprios profissionais.
Levando-se em consideração esse aspectos, para construir uma sociedade que respeite a diversidade, é necessário mais que conscientizar à população, é preciso ação. Por isso é indispensável o apoio das empresas no fomento à pluralização, pois assim ira contribuir para um mundo mais justo e digno para as pessoas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#75545
@anacar12340,

O respeito a diversidade é essencial para construir um mundo mais justo e inclusivo. Por isso, é necessário disseminar a importância da heterogeneidade na composição da sociedade, principalmente no âmbito corporativo, pois as empresas possui (1) um papel social muito importante no fomento à multiplicidade cultural. Nesse sentido, cabe destacar os fatores que favorecem esse quadro.
Inicialmente, vale ressaltar que mesmo o Brasil tendo sua população composta em sua maioria por pretos e pardos, a presença desses em cargos com poder de decisão não chega a 5% (2). Sendo assim, é necessário não só uma inclusão dos negros no mercado de trabalho, é preciso que as que as empresas crie(3) políticas de incentivo à capacitação profissional destinadas a eles. (4) Pois um oficio traz dignidade ao homem (4).
Ademais, uma empresa que adota uma postura madura em relação a multiplicidade cultural estará agregando valor à sua companhia. Pois uma organização que valoriza a diversidade está cumprindo com o seu papel social, isso contribui para que ela seja bem vista. Além disso, o aprendizado que a equipe tem sobre o tema no trabalho, é disseminado em outros ambientes da sociedade pelos próprios profissionais.
Levando-se em consideração esse aspectos, para construir uma sociedade que respeite a diversidade, é necessário mais que conscientizar à população, é preciso ação. Por isso é indispensável o apoio das empresas no fomento à pluralização, pois assim ira contribuir para um mundo mais justo e digno para as pessoas (5).

Correção:
1- As empresas possuiem. Atenção com a concordância verbal.
2 - Você deveria citar uma fonte: uma autoridade, um estudo ,um artigo, um livro, um site, um órgão que corrobore essa afirmação que você fez de que a presença de pretos e pardos em cargos com poder de decisão não chega a 5%.
3- ... é preciso que as que as empresas criem. Atenção com a concordância verbal.
4- (...) ...de incentivo à capacitação profissional destinadas a eles. Pois um oficio traz dignidade ao homem. A oração "Pois um oficio traz dignidade ao homem. " é subordinada à oração anterior (....incentivo à capacitação profissional destinadas a eles". A separação deveria ser por vírgula. Dê uma revisada em orações subordinadas adverbiais, substantivas, adjetivas, etc.
5 - A conclusão ficou muito sucinta, você deveria mostrar como seria feita a intervenção para o problema. Por exemplo, no seu trecho "Levando-se em consideração esse aspectos, para construir uma sociedade que respeite a diversidade, é necessário mais que conscientizar à população, é preciso ação. " Que ação seria essa? você teria que citar as ações que iriam de encontro ao problema. Por exemplo, promover debates dentro das empresas, o governo incentivar a realização de palestras sobre o tema nas empresas, elaboração de políticas públicas pelo Poder Público.... enfim.
na parte final da sua conclusão: como seria feito o "apoio das empresas no fomento à pluralização"?



De modo geral, gostei muito do seu texto, estás no caminho certo.
#76434
@sidneytcosta,
Muito obrigada pela correção e pelas dicas que passou. Foi de grande ajuda!

Se não for muito incomodo, tenho uma duvida.
Estou treinando redação para o concurso do banco do brasil, diferente do Enem o edital não pede uma proposta de intervenção. Então no caso do meu texto, que a conclusão ficou sucinta, eu teria que fazer a intervenção para o problema por causa do meu trecho da conclusão (Levando-se em consideração esse aspectos, para construir uma sociedade que respeite a diversidade, é necessário mais que conscientizar à população, é preciso ação. ) Nele eu falo que precisa fazer algo, porém eu não aprofundei mais o assunto. Ou não seria um problema na hora da correção, pois como disse não se pede uma proposta de intervenção?

Obs: Como não é pedido a intervenção fiquei com um pouco de medo de me aprofundar mais na conclusão e fugir do que era pedido pela banca.

GabrielPB , Mylike JoaoPedro72 Alexsandro […]

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM