A partir dessa ideia, é possível considerar que a mulher nos dias atuais tem uma grande relevância no mercado de trabalho, porém, em alguns casos elas não são remuneradas de acordo com sua formação e conhecimento, como mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que em março de 2011, foi constatado uma disparidade de 22,3% no salário das mulheres em relação aos dos homens que ocupavam o mesmo cargo, os dados ainda mostram que essa diferença é ainda mais exorbitante quando são analisados cargos de direção e gerência.
Visto que, devido aos tijolos patriarcais introduzidos pela sociedade ao longo da história a mulher é considerada por grande parcela da população, incapaz de receber remunerações coincidentes aos funcionários do sexo masculino mesmo exercendo a mesma função e tendo o mesmo nível de qualificação universitária, e para acabar com esses preconceitos que perpetuam as diferenças salariais, foi aprovada em maio de 1943, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), onde diz no ‘Art.461.Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá, igual salário, sem distinção e sexo’, porém devido a falta de fiscalização e penalidade inúmeras empresa e instituições não agem conforme as etapas previstas na Lei da (CLT).
Dessa forma, é necessário ação de aprimoramento do Art.461 da (CLT) por parte do Poder Legislativo, adicionando multa por não equiparação da remuneração de funcionários de sexo diferentes que ocupam o mesmo cargo, por meio de fiscalizações periódicas, levando às empresas e instituições à obrigatoriedade de correção dos salários, para que não haja desigualdade devido ao gênero. Caso seja verificado a disparidade salarial decorrente pela desigualdade de gênero a empresa ou instituição será notificada e punida por multa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.