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Por EduardaBeatriz
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De modo ficcional, o filme "101 Dálmatas" retrata a vilã Cruella como uma opressora de diversos filhotes dálmatas que seriam usados para a fabricação de casacos de pele. Apesar de ser uma ficção, tais ações opressivas são reais e estão presentes no Brasil, haja vista que isso contribui com o aumento dos maus-tratos aos animais urge a análise do combate por meio de denuncias e pelo sistema educativo.

A princípio, é lícito destacar que a falta de denuncia contra o crime dos maus-tratos aos animais colabora, de maneira preocupante, com a persistência dessa problemática no cenário da sociedade brasileira. Nesse sentindo, segundo o ativista político Marthin Luther King", quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele" e, consequentemente, o resultado do silêncio pode fazer com que um ato criminal passe despercebido. A partir disso é indubitável que é necessária a criação de maiores incentivos para combater esse problema através da acessibilidade das plataformas de denuncias.

Ademais, vale postular que a intensificação de temas relacionados aos cuidados com os animais pode servir como ferramenta e contribuir com a diminuição dos maus-tratos. Isso posto, de acordo com o líder político sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo". Nota-se, assim, que ao inserir esse assunto no ambiente escola fará com que a população passe a enxergar de forma mais crítica tal situação. Logo, é fundamental a contribuição das instituições de ensino para orientar sobre como evitar e reagir diante desse crime.

Portanto, diante dessa necessidade de combate, cabe ao Ministério do Meio Ambiente - responsável pela proteção e preservação ambiental- em parceria com o Ministério da Educação (MEC), incentivar a abordagem no ambiente escolar sobre a temática dos maus-tratos aos animais, por meio de debates semestrais e palestras administradas por profissionais qualificados. Dessa forma, a finalidade é facilitar o surgimento de uma geração disposta a cuidar dos animais e a realizar a denuncia imediata em casos de agressão. Feito isso, o Brasil poderá garantir que situações análogas ao que ocorre no filme "101 Dálmatas" não contribuam com a persistência da problemática em questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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