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#49876
O analfabetismo é caracterizado pela ausência de conhecimentos sobre a língua escrita e é possível afirmar que essa falta de conhecimento básico, mesmo em pleno século XXI, é um problema bastante visível. Visto que o analfabetismo vem de diversas razões como: a ausência de interesse pela escola, os transtornos ou dificuldades de aprendizagem, a necessidade de trabalhar, entre outros.
Nesse contexto, de acordo de Nelson Mandela, "A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para salvar o mundo" portando, a falta de interesse ou incentivo resulta em um grande impacto na educação do Brasil. Uma vez que, esse incentivo deve vir tantos dos pais como dos professores e gestores da instituição.
Além disso, é fundamental ressaltar sobre as necessidades e dificuldades financeiras do país. É comum nos depararmos com jovens que abandonaram os estudos com o intuito de sustentar a família, mesmo sem o conhecimento básico necessário. Houve relatos de adultos que tentam trabalhar e, ao mesmo tempo, dar continuidade aos estudos. Porém, devido ao cansaço físico e mental, acabam desistindo.
Sendo assim, podemos concluir que para combater o analfabetismo do Brasil é de suma importância investir em uma educação mais acessível, dinâmica e interativa. Deve-se também promover palestras aproximando pais e responsáveis aos alunos, visando sempre a importância da educação na vida de cada um.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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