Diante desse cenário, a disparidade socioeconômica é uma causa latente do problema. Nessa perspectiva, o escritor e jornalista inglês George Orwell afirma de forma icônica em seu livro "A Revolução dos Bichos" que “Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". Sob essa perspectiva, a violência escolar ocorre de maneira frequente em áreas de baixa renda, onde há falta de acesso a serviços básicos como segurança, saúde e educação de qualidade, o que contribui para o surgimento de conflitos e violência nas escolas.
Além disso, outro fator que contribuiu para essa problemática é a influência da mídia. O escritor e educador Demétrio Sena evidencia que "Estamos na idade mídia, com cabeças de idade média. Somos uma geração midieval." Diante desta perspectiva, a influência da mídia contribui de forma significativa para a proliferação do problema, de maneira que as postagens que são feitas acabam por instigar as crianças e adolescentes a imitarem tais ações extremas. Portanto, é inadmissível que as grandes mídias continuem a postar de maneira indiscriminada essas fake news e passem a entender o seu poder de influência.
Dessa forma, diante das desigualdades socioeconômicas, juntamente com a influência da mídia, torna-se imperativo uma intervenção abrangente. Em síntese, é crucial que o Ministério do Trabalho, juntamente com o governo federal, promova a criação de novos empregos por meio da fundação de novas fábricas, impulsionadas por uma maior alocação de recursos proveniente da arrecadação de impostos, para mitigar ou até mesmo eliminar a disparidade socioeconômica. Além disso, os governos estaduais, junto com os grandes veículos de mídia, devem promover campanhas voltadas para a erradicação das fake news. Dessa forma, essas ações coordenadas podem trazer uma realidade diferente da vivida no filme "Elefante".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada