Avatar do usuário
Por Walterjr
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122647
A aclamada obra cinematográfica "Elefante", escrita por Gus Van Sant, apresenta a perturbadora história de dois adolescentes que decidem fazer um massacre em uma escola de Portland, no estado do Oregon, interior dos Estados Unidos. É indubitável que esta trama sombria encontra reflexos no atual cenário brasileiro, uma vez que a ausência de paz se tornou uma triste realidade cotidiana nas escolas do Brasil. Diante disso, nota-se que a violência nas escolas é um retrato da desigualdade socioeconômica, juntamente com a influência da mídia.

Diante desse cenário, a disparidade socioeconômica é uma causa latente do problema. Nessa perspectiva, o escritor e jornalista inglês George Orwell afirma de forma icônica em seu livro "A Revolução dos Bichos" que “Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". Sob essa perspectiva, a violência escolar ocorre de maneira frequente em áreas de baixa renda, onde há falta de acesso a serviços básicos como segurança, saúde e educação de qualidade, o que contribui para o surgimento de conflitos e violência nas escolas.

Além disso, outro fator que contribuiu para essa problemática é a influência da mídia. O escritor e educador Demétrio Sena evidencia que "Estamos na idade mídia, com cabeças de idade média. Somos uma geração midieval." Diante desta perspectiva, a influência da mídia contribui de forma significativa para a proliferação do problema, de maneira que as postagens que são feitas acabam por instigar as crianças e adolescentes a imitarem tais ações extremas. Portanto, é inadmissível que as grandes mídias continuem a postar de maneira indiscriminada essas fake news e passem a entender o seu poder de influência.

Dessa forma, diante das desigualdades socioeconômicas, juntamente com a influência da mídia, torna-se imperativo uma intervenção abrangente. Em síntese, é crucial que o Ministério do Trabalho, juntamente com o governo federal, promova a criação de novos empregos por meio da fundação de novas fábricas, impulsionadas por uma maior alocação de recursos proveniente da arrecadação de impostos, para mitigar ou até mesmo eliminar a disparidade socioeconômica. Além disso, os governos estaduais, junto com os grandes veículos de mídia, devem promover campanhas voltadas para a erradicação das fake news. Dessa forma, essas ações coordenadas podem trazer uma realidade diferente da vivida no filme "Elefante".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A Constituição Federal de 1988 assegura a todos os[…]

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!