Por Cavalcanti
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Em 2019, após o aparecimento de manchas de óleo no litoral nordestino, muitos grupos se reuniram para limpar os mares. Ações conjuntas como essa estimulam a vida em sociedade e melhoram a realidade global.Todavia, apenas atitudes para consertar estragos previamente causados pela humanidade não são suficientes para garantir uma boa vida a todos. É preciso que a sociedade vote de forma sensata e consciente em pessoas preparadas para cuidar da comunidade, e que os eleitos cumpram o papel para qual foram designados.
Votar é um direito garantindo conquistado com a democracia. Diferentemente da época do voto de cabresto, em que o povo só podia votar em quem os permitissem, mantendo assim, um pequeno grupo no poder, atualmente em democracias representativas, cada cidadão pode votar em quem melhor o representa. Por isso, é importante a valorização do voto popular como forma de mudar o cenário político. Já que é através da política é que se faz uma sociedade.
Outra forma de ser um cidadão ativo, complementar ao voto, é as já citadas ações da comunidade, com o objetivo de transformar o contexto social, buscando mais oportunidades para todos. Nos anos de 1983 e 1984, depois dos protestos pedindo Diretas Já, o povo conseguiu o voto direto para presidente da República, e foi um ato que reuniu diferentes partidos. Mostrando que não importa os pensamentos individuais, porém, aquilo que é melhor para toda a comunidade social.
Sabendo os dois pilares para ser um cidadão ativo, ter um voto consciente e participar de ações sociais, é necessário que a comunidade os cumpra e busque seus direitos quando estes os forem negados. Através de protestos e pedidos de plesbicito. Ao cobrar as autoridades políticas o cumprimento de seus deveres constitucionais o povo garante a mudança de toda a sociedade, tendo em vista que o povo é quem determina as mudanças que devem acontecer em uma democracia. Dessa forma, a população se torna ativa e muda a realidade a sua volta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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