Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#57934
Somente deveras ser compreendida importância do tema em debate, se conseguirmos destrinchar previamente o que busca dizer ´cultura afro-brasileira´ e assim compreender a proporcionalidade entre a mesma e a sua contribuição para a autoafirmação do povo negro. Cultura na sua forma pura é um complexo de padrões, que, ligado à afrobrasilidade em questão ou como diria Darcy Ribeiro, ligado ao mais brasileiro dos componentes do nosso povo, pode exercer sua função social que nos acompanha desde a formação do povo brasileiro e portanto forma a quem todos somos hoje, mesmo sendo represada.

Ainda me referenciando à Darcy Ribeiro neste parágrafo, em "O povo brasileiro", livro de sua autoria, no capítulo "Os afro-brasileiros", o renomado literato nos infiltra de muitos modos nas contribuições dos que aqui estavam sendo escravizados. Dentre essas, a multiplicação do português pelo território e a influência magistral nas áreas culturais que mais se concentravam, como exemplo, o nordeste açucareiro, deixando nessa região uma ´flagrante feição africana´. Portanto percebe-se a presença da cultura em questão, bem como percebe-se um movimento de desvalorização que busca esconder e/ou apagar a beleza afro-brasileira.

Um movimento de resistência que busque valorizar o que há de herança e o que se constrói pelo povo preto e pardo serve como um recado de que a voz negra tem valor e de que nada devem temer. Mesmo com todas as adversidades conhecidas. O falecido ex presidente do EUA JFK falaria que ´´o conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento´´, ou aqui, o equivalente a necessidade de que todos devem ser um cidadão, ouvinte e multiplicador da cultura afro. Da mesma forma com que se é valorizada todas as outras.

Sendo assim, em consonância com o supracitado, se faz imprescindível, para que todos tenhamos de forma garantida o direito estabelecido pelo artigo 5º da CF/88, que a sociedade em geral passe a conhecer a cultura afro-brasileira através dos estudos, desde o ensino básico e por conseguinte, para todo o resto da vida. Para isso, o livro ´O povo brasileiro´ é uma ferramenta importante e que pode ser incluída pelo MEC, através dos meios a que compete ao ministério agir, como material paradidático. Garantindo assim, o devido conhecimento e reconhecimento ao tema em questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A Prática do Bullying tem si tornado cada v[…]

No que se refere à democratizaç&atil[…]

Violência Naturalizada O desvalor, e […]

Em pleno século XXI transtornos mentais &ea[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM