• Avatar do usuário
#68197
No livro "A metamorfose" de Franz Kafka, o personagem Gregor Samsa se transforma em um inseto gigante, o que faz com que este pare de trabalhar e comece a ser destratado pelos seus conhecidos. Da mesma forma, na nossa sociedade, o proletário só tem serventia enquanto pode ser explorado pela burguesia. E com o aumento do desemprego, os trabalhadores são sujeitos a trabalhos com cargas horárias maiores e salários baixos, e como consequência, o povo continua pobre e sem condições de vida.

O aumento da taxa de desemprego nos acompanha desde o início das sociedade modernas, o que faz com que pessoas pobres se tornem vítimas da indústria. Durante a Revolução Industrial na Inglaterra, os camponeses foram expulsos de suas terras em prol da criação de ovelhas, a fim de aumentar a indústria têxtil. Sem terras, dinheiro e perspectiva de vida, os camponeses começaram a trabalhar por dezesseis horas nas grandes fábricas, e sem salários suficientes para sobrevivência. Com isso, fica evidente como o povo desde sempre foi tratado apenas como mão de obra barata.

Paralelo a isso, a maior parte do capital fica com os patrões, como diz Karl Marx na sua teoria da Mais Valia, que diz como, na maioria das vezes, o povo não tem acesso aos lucros do quem produzem. Nesse sentido, Tolstói diz:" Os ricos fazem de tudo pelos pobres, menos descer de suas costas".

Dessa forma, é necessário que a exploração sobre os trabalhadores tenha mais atenção. Para isso, o Sindicato dos Trabalhadores deve entregar um projeto de lei a Câmara dos Deputados que proíba o cartas horárias de trabalhos maiores que oito horas por dia, com o intuito de dar ao trabalhador uma vida mais digna. E com a divulgação da lei nas redes, o povo começa a ter mais consciência dos seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM