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Por Jacquebar
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#110586
Os Desafios da Educação no Brasil

É notório que concretizar no dia a dia da sala de aula o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, no que tange o processo ensino-aprendizagem, é um grande desafio para o educador, tenho em vista as várias dificuldades encontradas para proporcionar a formação global e integral do aluno. Dentre os muitos motivos relevantes destacam-se: a formação do professor que ainda é fragmentada e não contextualizada com as necessidades reais do educando, somado a evasão escolar, que interrompe o desenvolvimento das competências essenciais da formação cidadã.
Sabe-se que a formação dos professores ainda não abrange os saberes necessários para conduzir um processo de ensino-aprendizagem, onde a interdisciplinaridade, por exemplo, seja aplicada de forma efetiva em sala de aula.
Além disso, existe a questão da evasão escolar, causada muitas das vezes pela necessidade do aluno mudar de escola, pois os pais precisam trabalhar em outra localidade.
Diante do exposto e do cenário educacional atual, uma prática pedagógica multidisciplinar que pode ser usada em uma classe de alfabetização é ensinar os nomes das frutas a partir da realidade local vivenciado pelo aluno, com frutas específicas daquela determinada região, o que permite o aprendizado humanizado e significativo do educando.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Moon199
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#110783
Boa tarde @Jacquebar ;

Vou destacar alguns pontos da sua redação, e vou dar uma pontuação com base no estilo ENEM. Vale ressaltar que não sou um corretor, apenas um membro que quer ajudar colegas da comunidade.
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Introdução:
É notório que concretizar no dia a dia da sala de aula o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, no que tange o processo ensino-aprendizagem, é um grande desafio para o educador, tenho em vista as várias dificuldades encontradas para proporcionar a formação global e integral do aluno. Dentre os muitos motivos relevantes destacam-se: a formação do professor que ainda é fragmentada e não contextualizada com as necessidades reais do educando, somado a evasão escolar, que interrompe o desenvolvimento das competências essenciais da formação cidadã .

- Recomendo isolar "no dia a dia da sala de aula" por vírgulas
- A introdução tem apenas dois períodos, o ideal é que tenha no mínimo 3. Um de repertório, um de exemplificação e o último da tese. Sua introdução tem a tese, mas tem um período inicial muito longo, que aparentemente está falando sobre o tema. Os argumentos utilizados são bons, só pecou um pouco nesse quesito estrutural

Desenvolvimento 1:
Sabe-se que a formação dos professores ainda não abrange os saberes necessários para conduzir um processo de ensino-aprendizagem, onde a interdisciplinaridade, por exemplo, seja aplicada de forma efetiva em sala de aula

- Todo desenvolvimento tem no mínimo quatro períodos , um tópico frasal, uma explicação, uma exemplificação e uma conclusão. Nesse caso vejo que apenas há o tópico frasal, uma retomada do argumento anterior. Uma falha grave, mas ainda sim o período está bem articulado

Desenvolvimento 2:
Além disso, existe a questão da evasão escolar, causada muitas das vezes pela necessidade do aluno mudar de escola, pois os pais precisam trabalhar em outra localidade.

- Mesmo problema do desenvolvimento 1, mas há falhas argumentativas essa questão das causas dessa evasão devem ser tratadas nos próximos períodos, o tópico frasal retoma seu argumento para explica-lo um pouco melhor.

Conclusão:
Diante do exposto e do cenário educacional atual, uma prática pedagógica multidisciplinar que pode ser usada em uma classe de alfabetização é ensinar os nomes das frutas a partir da realidade local vivenciado pelo aluno, com frutas específicas daquela determinada região, o que permite o aprendizado humanizado e significativo do educando

- Faltou a retomada do que foi abordado no texto na conclusão. Pulou direto para uma proposta de intervenção, seguindo a proposta padrão do enem só estão explícitos quatro dos cinco elementos necessários para os 200 pontos.

Avaliação geral:
- Parabéns por ingressar no fórum e começar a praticar, vejo potencial na sua redação, mas são necessárias correções estruturais.
Recomendo que acesse esse link para um bom material de apoio: material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
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