À princípio, um dos maiores inimigos do povo nesse contexto é a falta de informação. Em 2019, houveram cortes no orçamento de bolsas destinadas à pesquisa científica dentro das universidades brasileiras. Essa redução interfere diretamente no estudo sobre novas doenças e seus processos de contágio, evolução e erradicação. Sem informações concretas, os veículos de mídia tornam-se um terreno fértil para a disseminação de "fake news" com tratamentos ineficazes, como é o caso do "kit covid", montado com medicamentos que não possuem eficácia comprovada.
Concomitantemente, parte da população não segue os protocolos de saúde defendidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como isolamento social, fechamento de serviços não essenciais e o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel 70%. Existem ainda as festas clandestinas, promovidas por tal parcela de pessoas ao redor do país. Em virtude desse fato, mostra-se necessário que a sociedade tenha uma maior conscientização em relação aos métodos preventivos de contaminação pelo coronavírus.
Cabe, então, ao Governo Federal criar projetos em parceria com as universidades, tendo como prioridade o contexto de pandemia, que promovam a pesquisa sobre doenças e seus tratamentos. Ademais, junto com as grandes mídias, divulgar as informações obtidas para a população, conscientizando-a e possibilitando o fim da pandemia do coronavírus no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.