Por AnaBreda
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Para se falar de epidemias, precisa-se começar com o que é uma epidemia?! É um conjunto de surtos de uma doença em várias regiões, nível municipal, em vários bairros, nível estadual, em várias cidades. E como se combate algo que dependendo de sua forma de contato ultrapassa países?
Muitas enfermidades são transmitidas/desenvolvidas por meio de falta de higiene básica, falta de manutenção no saneamento básico de um local, alimentos, a água ou mesmo pelo contato com um infectado. A primeira epidemia foi trazida ao Brasil pelos portugueses no ano de 1500 com a colonização, a chamada varíola, a enfermidade foi originada na África por meio do Camelo e assim transmitida, chegando ao Brasil.
Hélder Martins, ex ministro da saúde, mencionou “A saúde é um problema político [...]”, o combate de uma doença começaespecialmente pela estrutura de pesquisa e linha de frente a descobrindo e combatendo, e sem recursos e verba do governo, não se consegue o cumprimento do mesmo e gerando assim consequências bem mais agravantes que apenas no setor da saúde, o extremo chega e assim atingindo até área econômica de um país e prejudicando o próprio governo que não assumiu a responsabilidade antes.
Portanto, como se combate uma epidemia? É claro e direto, o governo responsável deve direcionar verbas suficientes para que toda a linha de frente do combate esteja devidamente preparada para minimizar os danos, além de antecipar epidemias. Como se fazer isso? transmitindo para os que não tem acesso ao saneamento básico, alimentos de qualidade, limpeza de lugares infectados e principalmente otimização do ambiente público de saúde (onde muitos recorrem) e não apenas aguardar a epidemia se acabar sozinha e lidar com a inúmeras famílias que ali perderam entes ou amigos queridos. Sempre estar uma casa à frente, para caso enfrentar uma enfermidade, não ser jogado para o início novamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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